SóProvas


ID
20968
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2007
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Os bancos têm ampliado sua atuação em produtos e serviços financeiros mais sofisticados, oferecendo aos clientes, por exemplo, assessoria para compra e venda de empresas - o que o mercado chama de corporate finance -, equipe de especialistas com experiência em operações de mercado de capitais, e assessoria em fundos de investimentos, em especial para os clientes pessoa física, de renda mais alta, ou para clientes pessoa jurídica. Quanto aos produtos e serviços financeiros, julgue os próximos itens.

Até janeiro de 2004, os fundos mútuos de investimento tinham cobrança mensal do imposto de renda. A partir dessa data, a cobrança passou a ser semestral e ocorre nos meses de novembro e maio.

Alternativas
Comentários
  • Anteriormente a cobranca era mensal, sendo que a partir de OUTUBRO de 2004 a cobranca passou a ser semetral.
  • ERRADO - O imposto de renda é cobrado no momento do resgate.
  • Anteriormente à lei, a cobrança era mensal, sendo que, a partir de outubro de 2004, passou a ser semestral, em novembro e maio, ou no momento do resgate. Excetuam-se dessa regra os fundos de ações que só são tributados no resgate.
  • Anteriormente a lei , a cobrança era mensal, apartir de outubro de 2004 passou a ser semestral...nos meses de maio de novembro no ultimo dia util ,ou no momento do resgate:quem utiliza dessa regra é o fundos de açoes, que so são tributados no resgate.
  • Até janeiro de 2004, os fundos mútos de investimento tinham cobrança mensal do imposto de renda. A partir dessa data, a cobrança passou a ser semestral e ocorre nos meses de novembro e maio.

    ERRADO – O imposto de renda é cobrado no momento do resgate.

    FONTE: 
    http://concursandoseaprovados.com/2008/04/prova-banco-do-brasil-comentada-7.html

  • De acordo com a Lei , desde 01.10.2004, o imposto de renda incidente sobre os fundos de renda fixa passou a ser cobrado semestralmente no último dia útil dos meses de maio e novembro, ou no resgate, prevalecendo o que ocorrer primeiro.
    A tributação nos Fundos de Ações será efetuada exclusivamente no resgate de cotas
  • Até outubro de 2004, os fundos mútuos de investimento tinham cobrança mensal do imposto de renda. A partir dessa data, a cobrança passou a ser semestral e ocorre nos meses de novembro e maio ou no resgate, prevalecendo o que ocorrer primeiro.

  • DE ACORDO CO A LEI 10.892/04,  COBRANÇA DO IMPOSTO DE RENDA É SEMESTRAL, OCORRENDO NO ÚLTIMO DIA ÚTIL DOS MESES DE MAIO E NOVEMBRO, OU O MOMENTO DO RESGATE, O QUE ACONTECER PRIMEIRO.

  • sim e porque a quest~çao está errada?

     

  • O erro da questão está apenas no mês que começou a valer o novo sistema de cobraça de Acordo com a Lei 10892

     Art. 3o A partir de 1o de outubro de 2004, a incidência do imposto de renda na fonte sobre os rendimentos a que se refere o art. 6o da Medida Provisória no 2.189-49, de 23 de agosto de 2001, ocorrerá no último dia útil dos meses de maio e de novembro de cada ano, ou no resgate, se ocorrido em data anterior.

    Se tivesse setembro no lugar de janeiro estaria correto, pois mesmo faltando a parte do resgate, a cespe considera certa questões incompletas. Já resolvi varias questões dela assim.

  • Gab. Errado O erro está em afirmar que foi a partir de Janeiro. O correto seria a partir de outubro. Muitos comentários equivocados. Vale lembrar que o importante não é comentar pra ter quantidade. Os comentários servem de ajuda para assinantes e não assinantes.
  • Ao meu ver, essa questão está certa. Uma coisa é o examinador falar que o imposto de renda será cobrado semestralmente nos meses de maio e novembro. E outra é dizer que SOMENTE será cobrado nos meses de novembro e maio..

  • O como cotas é semestral, nos meses de novembro e maio que dá uma distância de 6 meses - O Imposto de renda também é cobrado no momento do resgate, sendo descontado o que já foi cobrado no come cotas.

    come cotas de 20% para curto prazo

    come cotas de 15% para longo prazo.

    excetos para fundos de ações que não sofrem com o come cotas.