-
I - Durante o século XIX, a Europa foi a mais importante zona de repulsão demográfica do globo.
III - Grande parte das migrações internacionais da atualidade tem causas econômicas.
V - A África do Sul, importante economia industrial da África, é um país que recebe significativos fluxos migratórios de fundo econômico do continente.
As outras não condizem com a realidade.
-
O interessante desta questão é que não prestamos a atenção devida, pois quando ele fala em fluxo migratório, inicialmente fazemos valer o conceito básico de que a Africa é um país de emigrantes por excelência. Entretanto, a questão aborda o fluxo de migração DENTRO do próprio continente, isto é, dos países do continente africano para a Africa do Sul. Obeserve a pegadinha:
"A África do Sul, importante economia industrial da África, é um país que recebe significativos fluxos migratórios de fundo econômico DO CONTINENTE"
-
I - Durante o século XIX, a EUROPA foi a mais importante zona de REPULSÃO DEMOGRÁFICA do globo.
CORRETO. Durante o século XIX, a Europa foi a mais importante zona de repulsão demográfica do globo. O crescimento populacional se acelerou, em virtude da queda das taxas de mortalidade. A revolução técnica na agricultura, acompanhada pela concentração fundiária, produziu excedentes demográficos no meio rural. A industrialização destruiu o artesanato e a pequena manufatura doméstica, gerando excedentes no meio urbano.
III - Grande parte das migrações internacionais da atualidade tem causas econômicas.
CORRETO. Grande parte das migrações internacionais da atualidade têm causas econômicas: são transferências de força de trabalho de uma economia para outra. Nesse caso, o ponto de origem do movimento migratório corresponde a um país cuja ECONOMIA SE MOSTRA INCAPAZ DE ABSORVER A MÃO-DE-OBRA DISPONÍVEL. O crescimento populacional não é acompanhado pela criação de novos postos de trabalho. Assim, as maiores ondas migratórias da história ocorreram em períodos de INTENSO CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO.
V - A África do Sul, importante economia industrial da África, é um país que recebe significativos fluxos migratórios de fundo econômico do continente.
CORRETO. A África do Sul atrai por um conjunto de diferentes fatores - a existência de um governo democrático pós-apartheid, a crescente tendência entre os restantes países africanos de colocarem os requerentes de asilo em acampamentos ou centros de acolhimento isolados e as oportunidades econômicas e educativas disponíveis neste país, de longe o mais próspero da África subsaariana. A procura de um melhor nível de vida sobrepõe-se, deste modo, à fuga de perseguições ou violência, tornando difícil a distinção entre refugiados e migrantes econômicos. A presença, cada vez mais visível, de estrangeiros na África do Sul tem provocado algumas reações negativas por parte da população local, que vê nos recém-chegados uma concorrência desleal em relação aos escassos empregos, oportunidades educativas e serviços sociais existentes. Tendo lutado contra o Estado do apartheid e abolido aquele regime, frequentemente com enormes custos pessoais, muitos sul-africanos encontram-se agora relutantes em partilhar os frutos da sua luta com pessoas de outros países. Para muitos sul-africanos, todos os estrangeiros são imigrantes ilegais.
Bons Estudos! ;)
-
Se não é a UE a maior zona de atração de fluxos migratórios do mundo, qual seria ?
-
II - Atualmente, a União Europeia, em sua totalidade, configura a maior zona de atração de fluxos migratórios do mundo.
Não é em sua totalidade, haja vista que não são todos os países que compõem a UE que recebem grandes fluxos migratórios.
-
@Guilherme Villa a maior zona de atração de migrantes atualmente são os Estados Unidos.
Esse mapa é interessante pra vc visualizar as migrações atuais em todo o mundo:
http://metrocosm.com/global-immigration-map/
-
Ricardo Silva, essa postagem é de junho de 2016. Será que hoje, em 2018, com a continuidade das crises no oriente médio, os Estados Unidos ainda continuam como maiores recebedores de imigrantes?
-
I - Durante o século XIX, a Europa foi a mais importante zona de repulsão demográfica do globo. O crescimento populacional se acelerou, houve queda das taxas de mortalidade. A revolução técnica na agricultura, a concentração fundiária, produziu excedentes demográficos no meio rural. A industrialização destruiu o artesanato e a pequena manufatura doméstica, gerando excedentes no meio urbano. Paralelamente, perseguições políticas e religiosas, guerras e crises econômicas foram responsáveis por grandes deslocamentos humanos da Europa e Ásia para as Américas.
II - Atualmente, como exemplos de áreas de atração, podemos identificar:
a) América Anglo-Saxônica – os EUA e, em menor escala, o Canadá.
b) Europa Ocidental – essa região concentra as principais economias do continente: Alemanha, França, Itália e Reino Unido, além da Holanda, Suécia e Suíça.
c) Japão – relativamente recente nos processos migratórios, o país começou a se tornar um polo de atração a partir de seu acelerado crescimento econômico dos anos 70.
III - Os movimentos migratórios atuais relacionam-se, principalmente, a duas causas:
• A busca por melhores condições de vida – caracteriza os deslocamentos populacionais provocados pela miséria que se concentra em algumas partes do mundo. Portanto, têm caráter econômico, constituindo fluxos ou correntes migratórias de países pobres para países ricos. Essas migrações são vistas como o efeito colateral mais perverso da globalização.
• A fuga de regiões em conflito – trata-se de migrações provocadas por guerras locais, portanto, têm motivação político-bélica, constituindo um verdadeiro êxodo para os países que recebem os refugiados. Esses deslocamentos ocorrem por uma questão de sobrevivência às perseguições motivadas por conflitos étnicos e às atrocidades cometidas contra as populações civis. Os exemplos mais recentes foram os que ocorreram na Bósnia-Herzegovina e Kosovo.
Mas é no continente africano que se desencadeia a maior quantidade de movimentos migratórios: são legiões de refugiados vagando pelo espaço local, à procura de abrigo, fugindo de guerras tribais, instabilidades políticas, questões raciais e religiosas e golpes militares.
IV - Em face das medidas tomadas pela maioria dos países desenvolvidos no intento de restringir a entrada de imigrantes, o tráfico destes tem se intensificado bastante, outra consequência é a “xenofobia”. Pessoas com aptidões técnicas e dotadas de conhecimentos são bem-vindas.
V - Há mais de 100 anos que trabalhadores migrantes, vindos de países vizinhos, se encaminham para a África do Sul, para encontrar trabalho nas minas de ouro, na indústria dos diamantes e nas explorações agrícolas daquele país. Com a abolição do apartheid e o surgimento de uma nova ordem política, a África do Sul tem vindo a sofrer um novo fluxo de migrantes e requerentes de asilo.
Resposta: D
-
A maior parte do fluxo migratório internacional ocorre entre países em desenvolvimento - o PNUD estima que cerca de 60% do fluxo é de países em desenvolvimento para outros países em desenvolvimento, devido às dificuldades de acesso aos países desenvolvidos, especialmente no contexto atual de recrudescimento da xenofobia e de barreiras aos imigrantes.
-
PM PR - 2020
Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa