-
Os arquivos correntes sao em geral descentralizados.
-
Me perdoe a petulância, mas é de lascar quando vemos um comentário com uma assertiva vazia e sem qualquer fundamentação.
Sempre que estou comentando uma questão de Direito, busco ao máximo fundamentar na legislação ou doutrina todas as minhas afirmações, pra que não fiquem vazias e quem tenha dificuldade na matéria consiga me entender.
Será que alguma boa alma poderia explicar fundamentadamente essa questão? Eu a acertei, mas acertei no "feelling". Gostaria de tê-la feito com convicção, o que não é possível, justamente porque não sei a justificativa para a afirmativa anterior do colega.
Então, porque diabos os arquivos correntes, em geral, encontram-se descentralizados?
-
Rafael, eu entendo essa questão da seguinte forma o examinador afirma quem na fase corrente eles não são centralizados, sendo uma das caracteristicas mais importantes do arquivo corrente a descentralização, dessa forma nunca na fase corrente ele é centralizado, essa é uma caracteristica do arquivo permanente !!! Sendo que a fase corrente corresponde a descentralização e por lógica estará distribuido pela organização.
-
Essa questão é mais de lógica mesmo, sempre podemos afirmar que o arquivo permanente é centralizado (é lógico) e na maioria das vezes o corrente é descentralizado como diz a questão, veja que a afirmativa começa com "Em geral ..."
-
Os arquivos correntes são descentralizados por sua própria natureza, tendo em visto a sua produção ocorrer nos setores de trabalho (várias unidades de uma instituição). Daí a praticidade desses documentos se manterem nos setores, pois ainda cumprem as finalidades pelo quais foram criados (valor primário alto), demandando consultas frequentes;
-
A centralização física ocorre com os arquivos permanentes. Por exemplo: a admnistração pública possui documentos que não têm mais fins administrativos, apenas culturais, históricos, probatórios. Vejamos que nesta situação não há a necessidade desses documentos estarem descentralizados em órgãos, logo ficarão, por exemplo, no Arquivo Nacional.
Por analogia, aqueles documentos que possuem fins administrativos - estão sendo usados a todo momento pela administração no apoio a tomada de decições e na garantia dos direitos e deveres - ficarão descentralizados, no setor onde serão utilizados. E quando forem distribuidos ou expedidos, terão o controle de sua tramitação pelo protocolo.
-
CENTRALIZAÇÃO= ARQUIVO INTERMEDIÁRIO E PERMANENTE
DESCENTRALIZAÇÃO= APENAS FASE CORRENTE.
-
CERTO
Na fase corrente, geralmente, os arquivos encontram-se descentralizados.
Na fase intermediária e permanente, os arquivos serão sempre centralizados, mesmo que os documentos encontrem-se separados fisicamente. A gestão é centralizada.
-
Chamo a atenção aos detalhes! (Sempre importantes para a análise minuciosa Cespe)
Em geral, os arquivos correntes não se encontram centralizados fisicamente, mas distribuídos pelos vários setores da organização.
Ao dizer em geral a banca, inteligentemente, constrói um raciocínio que não gera margem na questão.
Justificativa:
Correntes = podem estar centralizados (Central/Geral) ou descentralizados (Setoriais)
Intermediários + Permanente = centralizados (Central/Geral)
Também já vi várias questões afirmando que esses Doc's são enviados ao Central para diminuir $ custos de manutenção. CORRETO
GABARITO: CERTO