-
Gabarito: Letra D.
De acordo com o Manual de Normas de Vacinação.Funasa.
Vacina contra tuberculose (BCG)
Contra-indicações Imunodeficiência congênita ou adquirida, incluindo crianças infectadas pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH) que apresentem sintomas da doença.
Embora não apresentem contra-indicações absolutas, recomenda-se adiar a vacinação com BCG em recém-nascidos com peso inferior a 2.000g e em presença de afecções dermatológicas extensas em atividade.
-
DEVE-SE ADIAR EM CASOS DE LESAO DE PELE E CRIANCAS COM PESO INFERIOR A2KG
-
Complementando
Crianças filhas de mãe com HIV positivo podem receber a vacina o mais precocemente possível até os 18 meses de idade, se assintomáticas e sem sinais de imunodeficiência.
• Crianças com idades entre 18 meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias, não vacinadas, somente podem receber a vacina BCG após sorologia negativa para HIV; para estes indivíduos, a revacinação é contraindicada.
• A partir dos 5 anos de idade, indivíduos portadores de HIV não devem ser vacinados, mesmo que assintomáticos e sem sinais de imunodeficiência. Entretanto, os portadores de HIV que são contatos intradomiciliares de paciente com hanseníase devem ser avaliados do ponto de vista imunológico para a tomada de decisão. Pacientes sintomáticos ou assintomáticos com contagem de LT CD4+ abaixo de 200/mm3 não devem ser vacinados.
-
Protege diretamente contra as formas graves de Tuberculose miliar e meningea.
A BCG é contra indicada para RN abaixo de 2 kg devido espessura intradérmica.
Indicada para crianças filhas de mãe HIV positivo, podem receber a BCG o mais rápido possível.
Contra-indicações Imunodeficiência congênita ou adquirida, incluindo crianças infectadas pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH) que apresentem sintomas da doença. Porém, criança infectada assintomática e sem imunossupressão, podem receber a BCg após avaliação criteriosa.
Crianças acima de 5 anos não pode receber BCG.