SóProvas


ID
210052
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação a elementos de interconexão de redes em situações
normais de uso, julgue os itens a seguir.

Um roteador pode ter várias interfaces de rede. Se uma das interfaces fizer parte de determinada VLAN, o endereço IP dessa interface pode ser idêntico ao endereço IP de outra interface, desde que esta esteja em uma VLAN diferente. Nesse caso, o processo de roteamento entre as duas VLANS funciona um único roteador.

Alternativas
Comentários
  • A frase abaixo está incorreta

    "Se uma das interfaces fizer parte de determinada VLAN, o endereço IP dessa interface pode ser idêntico ao endereço IP de outra interface, desde que esta esteja em uma VLAN diferente."

    Como poderia um roteador ter dois IPs idênticos em interfaces distintas? Nesse caso, como ele saberia para qual delas encaminhar o pacote?

     

  • Oi  Leoh, discordo do seu entendimento. A VLAN, que atua na camada 2 - enlace, verifica endereços MAC (camada 2) para detectar se aquela interface (placa de rede) pertence ou não VLAN correta, não precisa ir até a camada 3 - rede verificar o endereço IP. 
    Agora se pertencesse a mesma VLAN, seria necessário saber qual o IP, sendo iguais, haveria conflito.
    Acho que o erro está na última parte, mas não entendi o texto. Se eles querem dizer que para rotear entre duas VLANs precisam de um único roteador, acho que nesse caso não se trata de roteador, pois as LANS estão separadas na camada 2 e não na camada 3 (roteador).
  • Perfeito o comentário do Renan,

    o colega Wagner viajou legal. As interfaces devem ter endereços IPs únicos para que o roteador faça o repasse.

  • Rodrigo, discordo e ao mesmo tempo concordo com você.

    O Wagner fez um comentário muito pertinente e explicou o limite entre camada 2 e 3 quanto a VLAN´s. Se estivermos falando só da camada 2 então podemos sim ter dois IP´s iguais em duas VLAN´s distintas. Agora, se existe a necessidade de um desses IP´s acessar o outro lado então aí sim vai existir conflito.

    A meu ver, o problema da questão está no último trecho: "Nesse caso, o processo de roteamento entre as duas VLANS funciona um único roteador.". Ou seja, não funcionaria, daria conflito.

    Abs.





  • Eu estava com esssa dúvida sobre end IPs iguais...

    Certeza que se forem de Vlans diferentes hosts podem ter IPs iguais.

    Agora na mesma VLan acredito que também possa. Imaginem: O host A da VLAN ID = 10, manda frame para B. O switch vê a tag, e olha na tabela de comutação que B de mac de destino está na porta x que pertece a VLAN ID = 10, assim ele comuta esse frame. Nao precisamos do IP de A e B para fazer esse processo...


  • O erro está na parte em que a questão fala que  o mesmo ip pode ser atribuído em duas interfaces do roteador caso elas estejam em vlans diferentes, cara não tem nada a ver com vlan, porque as interfaces pertencem ao mesmo roteador, mesmo que elas estivessem em vlans diferentes, na hora que você fosse setar o ip x.x.x.x na interface 1 ele aceitaria, mas quando tu fosse setar o mesmo ip x.x.x.x na interface 2 ele não aceitaria porque um roteador serve para interligar redes ips diferentes, se você coloca o mesmo ip de uma interface em outra na hora o roteador reclama porque ele pertence a mesma rede.

  • Comunicação entre VLANs diferentes pensei num Switch 3