-
Protocolos deste tipo permitem que uma máquina, antes de começar a transmitir, verifique o canal de comunicação para saber se alguma outra já está transmitindo, e o que diferencia os vários protocolos do gênero é a atitude que a máquina toma quando descobre que não pode transmitir imediatamente [correção: na verdade, há um método no qual a diferença está também no modo de agir quando pode transmitir].
Além disso, existem duas classes gerais de protocolos CSMA: os que impedem e os que não impedem a existência de colisões.
-
CSMA/CD: Redes Ethernet.
CSMA/CA: Redes sem fio.
Afirmativa correta.
-
REDE SEM FIO -> CSMA/CA
(Q434007) Ano: 2014 Banca: FGV Órgão: SUSAM Prova: Analista de Sistemas
O protocolo de acesso ao meio utilizado nas redes sem fio padrão 802.11 é o denominado
a) CSMA/CA.
REDE CABEADA -> CSMA/CD
(Q42906) Ano: 2009 Banca: FCC Órgão: MPE-SE Prova: Analista do Ministério Público – Especialidade Análise de Sistemas
A técnica de controle de acesso ao meio baseada em contenção utilizada pela Ethernet é
d) CSMA/CD.
-
O CSMA/CA (Carrier Sense Multiple Access with Collision Avoidance) funciona de forma a evitar (prevenir) colisões em sistemas de rede sem fio. Trabalha na subcamada MAC da camada de enlace de dados e é utilizado para controlar a transmissão no canal de dados em redes IEEE 802.11 no modo DCF (Distributed Coordination Function). Opera com esquema de reconhecimento (ACK) e retransmissão de quadros (ARQ).
Esse protocolo é conceitualmente semelhante ao CSMA/CD da Ethernet no tocante a dois critérios: detecção de portadora antes de transmitir e o emprego de um algoritmo denominado backoff exponencial binário após as colisões. Porém, há uma diferença importante entre eles: uma estação que tem um quadro para transmitir começa com um backoff aleatório (exceto no caso em que ela não tenha usado o canal recentemente e o canal esteja inoperante). É essa espera antecipada que faz toda a diferença entre as formas do Ethernet (IEEE 802.3) e do IEEE 802.11 transmitirem.
-
É o objetivo do CSMA/CA.
Resposta: Certo
-
(C)
IEEE 802.11 - CSMA/CA - Collision Avoidance "Rede sem fio"
IEEE 802.3 - CSMA/CD - Collision Detection "Rede Ethernet"
-
GABARITO CORRETO!
.
.
CESPE
As redes sem fio no padrão IEEE 802.11 não utilizam detecção de colisão, mas possuem recursos para evitá-la, como o de detectar se o canal de transmissão está ocioso para, só então, realizar a transmissão.
CORRETO!
-
CSMA/CD -> Redes Ethernet
CSMA/CA -> Redes Sem fio
GAB C
-
CSMA-CD
Colision Detection - Acesso múltiplo com detecção de colisão, escuta se o canal está livre. Se mesmo assim ocorrer colisão por envio simultâneo, se utiliza o "backoff" (recuo exponencial binário), em que aguardará por um tempo para efetuar a retransmissão. Funciona apenas em Half-Duplex. Em meios sem fio ocorre o problema do nó-oculto e do nó exposto. OBS: IEE 802.3
CSMA-CA
Colision Avoidance - É mais sofisticado que o anterior, pois além de escutar o canal ele também tenta evitar colisões. Muito útil para sem fio. Dispara uma mensagem de Request to send e recebe, em caso positivo, uma mensagem de Clear to send. OBS: IEE 802.11
-
Gab c!!
Subcamada de acesso ao meio.
Carrie Sense multiple acess with colision. (CSMA-CA)
Usado para rede sem fio - 802.11 lan, No caso, wi -fi.
O wi-fi atua na topologia barramento (briga por sinal)
o CSMA-CA atua detectando colisões em meio as ondas eletromagnéticas.
fonte: v dalton.