SóProvas


ID
210175
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Julgue os itens de 91 a 94, a respeito do sistema de arquivos e
diretórios em Linux.

A criação de um link simbólico para um diretório é conveniente no caso de utilização frequente de um subdiretório que esteja vários níveis distante da raiz na árvore de diretórios.

Alternativas
Comentários
  • Links simbólicos são pequenos arquivos que apontam para um outro arquivo no sistema de arquivos. Um link simbólico pode apontar para um arquivo em qualquer lugar, seja no próprio sistema de arquivos onde ele está localizado, seja em outro sistema de arquivos e, até mesmo em sistemas de arquivos remotos, como NFS, por exemplo. Podem tembém apontar para diretórios.

    Hard links São cópias de uma entrada do sistema de arquivos. As duas entradas contém nomes diferentes mas apontam para o mesmo local físico no disco (inode, no caso de sistemas de arquivos ext2 e ext3) compartilhando, portanto, além do mesmo conteúdo as mesmas permissões.
  • Correto. No Linux, existem dois tipos de links suportados: os hard links e os links simbólicos. Os links simbólicos têm uma função parecida com os atalhos do Windows. Eles apontam para um arquivo, mas se o arquivo é movido para outro diretório o link fica quebrado.
    Os hard links são semelhantes aos atalhos do OS/2 da IBM. Eles são mais intimamente ligados ao arquivo e são alterados junto com ele. Se o arquivo muda de lugar, o link é automaticamente atualizado.

    O comando ln dado sem argumentos cria um hard link, como em:

    $ ln /home/user/arquivo.txt arquivo

    Onde será criado um link chamado "arquivo" no diretório corrente, que apontará para o arquivo.txt dentro do diretório /home/user

    Para criar um link simbólico, basta acrescentar o argumento "-s", como em:

    $ ln -s /home/user/arquivo.txt arquivo


    Fonte:
    http://www.hardware.com.br/dicas/criando-links.html (adaptado)