SóProvas


ID
210211
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A respeito da comunicação entre Linux e Windows, julgue os itens
subsequentes.

O pacote Samba, instalado no lado do servidor Linux, provê o compartilhamento de arquivos e serviço de impressão, sem necessidade de instalação de software especial no lado do cliente Windows, que esteja configurado como rede Microsoft.

Alternativas
Comentários
  • O samba é dividido em dois módulos o servidor propriamente dito e o smbclient que é o cliente que irá acessar recursos compartilhados por outras máquinas. O compartilhamento de recursos só depende do servidor samba, sem a necessidade de instalação/configuração ou até mesmo intervenção do smbclient.

     

     [1] http://www.guiadohardware.net/guias/configurando-samba/

  • O Samba é o servidor que permite compartilhar arquivos e acessar compartilhamentos em máquinas Windows, um dos serviços mais utilizados em servidores Linux de rede local. Ele é dividido em dois módulos, o servidor Samba propriamente dito e o "smbclient", o cliente que permite acessar compartilhamentos em outras máquinas. Usando o Samba, o servidor Linux se comporta exatamente da mesma forma que uma máquina Windows, compartilhando arquivos e impressoras e executando outras funções, como autenticação de usuários. Você pode configurar o Samba até mesmo para tornar-se um controlador de domínio.
  • Com o servidor Samba, é possível compartilhar arquivos, compartilhar impressoras e controlar o acesso a determinados recursos de rede com igual ou maior eficiência que servidores baseados em sistemas operacionais da Microsoft. Mas, neste caso, o sistema operacional utilizado é o Linux.

    O Samba é compatível com praticamente qualquer versão do Windows, como NT 4.0, 9x, Me, 2000, XP e Server 2003, além de máquinas com o Linux, é claro.

    Todo trabalho feito pelo Samba é provido de grande segurança, uma vez que há grande rigor nos controles dos recursos oferecidos. Tanto é que existem empresas que usam o Samba como solução para conflitos existentes entre diferentes versões do Windows.

    Como não poderia deixar de ser, o Samba também permite que sua configuração seja feita por meio de computadores remotos. Para os casos mais críticos, o administrador da rede pode até ser notificado de anormalidades por e-mail (para isso é necessário usar um script específico que busca informações nos arquivos de log e cria um arquivo que pode ser enviado via e-mail).

  • O CESPE eh fodaaaa..grande pegadinha!
    Para usar o compartilhamento eh, sim, necessária a instalação de um cliente samba. Porém, a questão não menciona 'para acessar o compartilhamento'; menciona apenas a questão da instalação do samba e compartilhamento no Servidor.
    Fonte: http://goo.gl/gLBBR