SóProvas


ID
2102584
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A equipe de Analistas de Sistemas da PRODATER reuniu-se para escolher uma metodologia de desenvolvimento capaz de atender às seguintes características do projeto e do cliente:
− Satisfazer o cliente através da entrega contínua e adiantada de software, em períodos curtos de tempo.
− Permitir que haja mudanças nos requisitos, mesmo tardiamente ao desenvolvimento.
− Pessoas de negócio e desenvolvedores devem poder trabalhar juntos por todo o projeto.
− As equipes devem ser auto-organizáveis.
Uma escolha que atende a lista de características é a metodologia

Alternativas
Comentários
  • Extreme Programming (XP)

    Definição

    É uma metodologia ágil, usada para desenvolvimento de software, pois se ajusta bem a pequenas ou médias equipes de desenvolvimento de software, em que projetos são produzidos em base de requisitos vagos que se modificam rapidamente. Emprega uma abordagem orientada a objetos como seu paradigma de desenvolvimento preferido e envolve um conjunto de regras e práticas constantes no contexto de quatro atividades metodológicas:

    1.      PLANEJAMENTO;

    2.      PROJETO;

    3.      CODIFICAÇÃO;

    4.      TESTES.

     

     

     

    Características da XP:

    Planejamento Incremental

    Pequenos entregáveis (releases)

    Projeto simples

    Desenvolvimento de teste antes do código (test-first)

    Refatoração (Refactoring) – Facilita a manutenção do software

    Programação em pares – Dois programadores num mesmo micro

    Propriedade coletiva do código

    Integração contínua do sistema

    Ritmo sustentável de trabalho – (Equipe motivada)

    Cliente no local (on-site) em tempo integral – Cliente apoia a equipe e faz dela

    Segue o princípio KIS – Keep is Simple

     

     

    Cinco valores que estabelecem as bases para todo o trabalho realizado como parte da xp

    1 - Comunicação

    2 - Simplicidade

    3 - FeedBack (Realimentação ou retorno)

    4 - Coragem

    5 - Respeito

  • Pq não RUP?

  •  e)Extreme Programming (XP), que tem aderência à orientação a objetos como um paradigma de desenvolvimento e segue o princípio KIS – Keep it Simple. 

    as caracteristicas sao principios do agile. Sao metodologias agile: scrum, extreme programming, crystal, FDD & DSDM. 

    extreme programming contém 5 valores: comunicação, simplicidade, feedback, coragem & respeito. XP usa orientação a objetos com regras constantes p/ 4 atividades metodologicas: plannejamento, projeto, codigo & testes

  • Juan, a opção referente ao RUP não pode ser, devido ao seguinte trecho: por ser o mais simples e de fácil adoção e adaptação. RUP é indicado para projetos grandes, não sendo o mais simples e de fácil adoção.

  • Só um adendo, a Copy and Paste Foundation errou no acrônimo... O correto seria o acrônimo KISS (beijo em inglês - sim, é uma brincadeira em língua inglesa): "Keep It Simple, Stupid!" - quase perdi a questão por isso... :|

     

    Fonte:

    https://arquivo.pciconcursos.com.br/provas/25541765/2677fd603e97/analista_tecnolog_analista_sistemas.pdf

  • a) RAD − Rapid and Agile Development, muito adequada para projetos que envolvem altos riscos técnicos, como novas tecnologias.
    ERRADA. RAD não é recomendado para projetos que envolvem altos riscos técnicos (Pressman)

    b) Espiral, mas somente se o projeto for de pequeno porte, pois o uso da prototipagem aumenta os riscos de fracasso.
    ERRADA. Prototipagem é muito utilizado para elicitação de requisitos e não aumenta os riscos de fracasso

    c) Desenvolvimento Concorrente, embora tenha etapas sequenciais muito próximas do modelo em cascata.
    ERRADA. Cascata é sequencial; concorrente, como o próprio nome já diz, é executado em paralelo.

    d) RUP − Rational Unisied Process, o framework ágil mais utilizado por ser o mais simples e de fácil adoção e adaptação.
    ERRADA. RUP é um framework verboso, muita documentação, artefato, não é de simples adoção

    e) Extreme Programming (XP), que tem aderência à orientação a objetos como um paradigma de desenvolvimento e segue o princípio KIS – Keep it Simple.
    CORRETA

  • Cai também