SóProvas


ID
2103055
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A infecção das vias respiratórias é uma causa frequente de enfermidade aguda em crianças e lactentes. A esse respeito, em relação aos cuidados de enfermagem, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A criança deve ser colocada deitada elevando a cabeceira do leito em 30 graus, para facilitar o trabalho respiratório.

    A administração de líquidos depende do tipo de infecção, é importante manter a criança hidrata mas em algumas situações a administração por via oral está contraindicada sendo ofertada por via intravenosa.

    Examinar a garganta profundamente não é um cuidado de enfermagem para infecção de vias respiratórias, ainda mais se considerarmos que o exame profundo pode causar vomito interferindo na manutenção da hidratação.

    O posicionamento correto da criança é importante assim como a mudança de decúbito que auxilia na movimentação de líquidos pulmonares.

    Assim como a administração de líquidos depende do tipo de infecção e quadro geral do paciente a alimentação também, de qualquer forma os espessantes são substâncias que aumentam a viscosidade de um alimento, alterando a textura e a consistência dos alimentos processados, ou seja, não são importantes para a recuperação em caso de infecções respitatorias.

    Gabarito do Professor: Letra D

    Bibliografia

    Monteiro FPM, Silva VM, Lopes MVO, Araujo TL. Condutas de enfermagem para o cuidado a criança com infecção respiratória: validação de um guia. Acta Paul Enferm 2007;20(4):458-63

    Santos CI, Rosa GJ, Logo E, et al. Influência do Posicionamento Terapêutico na Ventilação, Perfusão, Complacência e Oxigenação Pulmonar. Revista Brasileira de Ciências da Saúde, ano 8, nº 26, out/dez 2010.

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Doenças respiratórias crônicas / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2010.


  • A mudança de decúbito qd há presença de doença respiratória, favorece à movimentação das secreções.