A configuração automática de um equipamento em redes Ethernet se dá por intermédio do protocolo de auto-negociação, que é definido no padrão 802.3 (Ethernet). O protocolo de auto-negociação permite que o equipamento com tecnologia Ethernet selecione automaticamente a velocidade correta e outros recursos, facilitando a tarefa de configuração.
A auto-negociação se torna importante quando lembramos que uma instalação de rede freqüentemente tem muitos equipamentos antigos e novos, e que os equipamentos podem ser desconectados de uma porta de um equipamento e conectados a outra porta com uma certa freqüência. Assim, a necessidade de um sistema de configuração automática torna-se óbvia quando consideramos os problemas enfrentados pelo profissional de redes na instalação de novos equipamentos ou no remanejamento dos existentes.
As especificações de auto-negociação foram publicadas inicialmente como parte do suplemento 802.3u Fast Ethernet ao padrão IEEE. Todos os sistemas que utilizam como mídia de transmissão o par trançado aceitam sinais de auto-negociação. Entretanto, não há opção de auto-negociação para Ethernet em fibra óptica em velocidades de 10Mbps e 100Mbps. O motivo é que tais equipamentos utilizam uma série de fontes de luz de comprimento de onda diferentes que não podem ser interoperados, não sendo possível realizar a auto-negociação. A única exceção é o padrão Gigabit Ethernet, que aceita um tipo de configuração automática.
FONTE: http://www.projetoderedes.com.br/artigos/artigo_problemas_configuracao_redes_ethernet.php