-
"A ethernet de gigabit admite dois modos de operação diferentes; o modo full-duplex, e o modo half duplex. O modo "normal"é o modo full-duplex, que permite o tráfego em ambos os sentidos ao mesmo tempo. Esse modo é usado quando existe um switch central conectado a computadores (ou outros switches) na periferia. Nessa configuração, todas as linhas são armazendas no buffer, de forma que cada computador e cada switch é livre para enviar quadros sempre que quiser.(...) Tendo em vista que não é possível nenhuma disputa, o protocolo CSMA/CD não é usado"
Andrew S. Tannenbaum, Redes de Computadores.
-
Apenas complementando... Modo Full-duplex utiliza canais separados para envio de informações. CSMA/CD não é utilizado. O controle das transmissões é realizado pelo Controle de Fluxo de dados.
-
Complemento ao comentário da Erika. Ela falou sobre a Gigabit , segue sobre a 10 Gigabit Ethernet.
Segundo Tanenbaum(2011,p.186),"Todas as versões da Ethernet de 10 gigabits admitem apenas operação full-duplex. CSMA/CD não faz mais parte do projeto [...]."
**A informação da Erika se encontra na página 184 do livro do Tanenbaum.
Bibliografia:
TANENBAUM, A. S.; WETHERALL, D. Redes de Computadores. 5. ed. São Paulo: Pearson, 2011.
-
Quando operadas em Full Duplex, usa-se pares diferentes dos cabos, além da utilização de switches que segmentam os domínios de colisão. Dessa forma, não havendo concorrência na ocupação do meio, não se faz necessário o uso do CSMA/CD. Já o modo Half Duplex do padrão Gigabit necessita do CSMA/CD.
Fonte: Prof. Adré Castro (Estratégia Concursos)
-
CERTO
Utiliza-se CSMA/CD no meio de comunicação half-duplex: onde as máquinas não se comunicam simultaneamente .
-
c-
A correctly configured full duplex switch port with a full duplex host will only have one host connected to its TX and RX channels so there is no possibility of a collision. A collision can only occur when there are two host devices trying to send data on the same channel.
https://www.quora.com/Collisions-are-possible-in-full-duplex-Ethernet-networks