SóProvas


ID
2104609
Banca
FUNCAB
Órgão
SES-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com a Portaria n° 1.271/2014, que define a Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública nos serviços de saúde públicos e privados em todo o território nacional, são consideradas doenças de notificação imediata com “suspeita de disseminação intencional”:

Alternativas
Comentários
  • Conhecida também como “febre do coelho”, a tularemia é causada pela bactéria Francisella tularensis. Tipicamente rural, a doença é normalmente encontrada em roedores, coelhos e lebres. Além de ser transmitida por carrapatos, a tularemia também pode ser adquirida por meio de outros insetos, e pela manipulação de carcaças de animais infectados. Embora menos frequente, o contágio também pode se dar pela ingestão de água e alimentos contaminados, ou ainda por inalação da bactéria. A tularemia não é transmitida diretamente de pessoa para pessoa. A doença é registrada na América do Norte, partes da Ásia e da Europa.

    Os sintomas mais comuns são uma ferida que demora a cicatrizar (úlcera) e aumento de volume dos gânglios (linfonodos). Um sintoma menos frequente é um mal-estar repentino acompanhado de febre alta, calafrios, dores de cabeça e cansaço. Mais raramente, as pessoas apresentam tosse, dores nas articulações, dor no peito, vômitos, dor de garganta, inflamação nos olhos (conjuntivite), dor de barriga e diarreia.

  • Doenças com suspeita de

    disseminação intencional:

    a. Antraz pneumônico

    b.

    Tularemia

    c. Varíola

  • ESSA PORTARIA ESTA REVOGADA!