SóProvas


ID
2104639
Banca
FUNCAB
Órgão
SES-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Uma das ferramentas de trabalho mais importantes para a vigilância em saúde é a informação. A informação em saúde é a base para a gestão dos serviços, pois orienta a implantação , o acompanhamento e a avaliação dos modelos de atenção à saúde e das ações de prevenção e controle de doenças. A dinâmica das atividades da vigilância epidemiológica tem base na tríade:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra A: informação, decisão, ação.

  • Os Centros de Informações Estratégicas e Respostas em Vigilância em Saúde (CIEVS) são estruturas técnico-operacionais que vêm sendo implantadas nos diferentes níveis do sistema de saúde (SVS, estados e municípios).

    Essas estruturas, voltadas para a detecção e resposta às emergências de Saúde Pública, são unidades que têm as seguintes funções:

    Assim, os profissionais que atuam nos CIEVS participam da tríade constitutiva da vigilância epidemiológica: informação-decisão-ação. 

    A informação é um instrumento essencial para a tomada de decisões. Nessa perspectiva, representa uma ferramenta imprescindível à Vigilância Epidemiológica (VE), por se constituir no fator desencadeador do processo “informação-decisão-ação”, tríade que sintetiza a dinâmica de suas atividades que, como se sabe, devem ser iniciadas a partir da informação de um indício ou suspeita de caso de alguma doença ou agravo.

    FONTE: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_vigilancia_epidemiologica_7ed.pdf