SóProvas


ID
2104879
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
CASAN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Homem de 48 anos apresenta erupções cutâneas em forma de máculas em tronco, lesões eritemo-escamosas em palma da mão e planta de pés, perda da sobrancelha, febre e mal-estar. Após avaliação médica, é diagnosticada sífilis secundária. Sobre essa patologia, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito:Letra B.

     

    De acordo com o manual SÍFILIS Estratégias para Diagnóstico no Brasil

     

    a) Errada.

     

    A sífilis é uma doença infectocontagiosa, sexualmente transmissível, causada pela bactéria Treponema pallidum.

     

    b) Correta.

     

    c) Errada.

     

    A sífilis tem como principal via de transmissão o contato sexual, seguido pela transmissão vertical para o feto durante o período de gestação de uma mãe com sífilis não tratada ou tratada inadequadamente. Também pode ser transmitida por transfusão sanguínea.


     

    d) Errada.

     

    O número de casos de sífilis vem aumentando no Brasil e, por isso, todos os profissionais da área da saúde devem estar atentos às suas manifestações.

     

    e) Errada.

     

    As lesões sifilíticas facilitam a entrada do vírus da imunodeficiência humana – HIV. As análises de pacientes com infecção simultânea por HIV e T. pallidum indicam alterações tanto na resposta imune humoral  do paciente quanto na resposta à terapia para sífilis. Além disso, a sífilis acelera a evolução para Aids e a infecção pelo HIV altera a história natural de sífilis.

  • Beleza, mas a fase de latência vem após a parte secundária da doença, e não após a infeccção.

     

  • Cabe anulação.