SóProvas


ID
2105449
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Para gestão de conflitos no âmbito da organização, o gestor pode se valer de diferentes abordagens, entre as quais a estrutural, que tem entre seus objetivos

Alternativas
Comentários
  • Resposta LETRA A

     

    Abordagem Estrutural


    Quando o conflito é criado por uma situação de diferenciação, de recursos escassos ou de
    interdependência, a abordagem deve ser estrutural. Imagine duas pessoas que trabalhem na mesma
    empresa: Paulo (um vendedor) e João (analista de crédito).


    Portanto, Paulo é remunerado por volume de vendas e João tem como meta reduzir a
    inadimplência na empresa. A cada venda que Paulo perde, porque João não liberou o crédito,
    poderá haver a um desentendimento entre os dois!


    A abordagem estrutural busca então mudar uma condição que predispõe ao conflito. Entre as
    medidas que podem ser tomadas estão o desenho de recompensas grupais e objetivos comuns (para
    interferir na disputa por recursos ou nos objetivos conflitantes), e o reagrupamento, a separação e a
    rotação de pessoas (para reduzir a interdependência e a diferenciação dos grupos).

     

    FONTE: RENNO (2013)

  • Gabarito: Letra A

     

    1-  ABORDAGEM ESTRUTURAL: Esta abordagem atua sobre uma condição existente que predispõe ao conflito, que ainda não está instalado, na tentativa de minimizar as diferenças.
    A abordagem estrutural procura:

    minimizar as diferenças entre os grupos, identificando objetivos que possam ser compartilhados por eles. Se o gerente conseguir conscientizar os grupos de que eles têm interesses em comum, eles deixarão de perceber os próprios objetivos como incompatíveis;
    • reduzir a diferenciação dos grupos por meio do reagrupamento de indivíduos, de maneira que os grupos conflitantes se tornem parte de uma unidade maior.

     

    2- ABORDAGEM DE PROCESSOS

    3- ABORDAGEM MISTA

     

    FONTE: Gestão de Pessoas para Concursos - Andréia Ribas

  • Abordagem estrutural: consiste na busca pelo controle do conflito através da modificação dos elementos que tratam das percepções criadas pelas condições de diferenciação, de recursos limitados e escassos e de interdependência. Esta abordagem atua a fim de: 

    i) reduzir a diferenciação dos grupos, identificando objetivos comuns entre os membros e também por meio do reagrupamento de indivíduos, fazendo com que os grupos conflitantes se tornem membros de uma unidade maior; 

    ii) interferir nos recursos compartilhados, por meio de sistemas de recompensa formais e de incentivos para recompensar o desempenho conjunto e combinado de dois ou mais grupos, criando um objetivo comum; 

    iii) reduzir a interdependência, buscando separar os grupos tanto fisicamente quanto estruturalmente. Neste caso os grupos conhecem suas incompatibilidades, mas a distância e o baixo nível de interdependência reduz consideravelmente a possibilidade de conflito.

  • a) CORRETO. minimizar as diferenças entre grupos, identificando objetivos que possam ser compartilhados entre eles.

    b) ERRADO. reduzir os conflitos por meio da modificação do processo e intervenção no episódio crítico. (Abordagem de processo)

    c) ERRADO. a desativação ou descalorização do conflito, por meio de técnicas de mediação ativa. (Abordagem de processo do tipo desativação/descalorização)

    d) ERRADO. identificar soluções do tipo “ganha-ganha”, utilizando técnicas de colaboração entre as partes envolvidas. (Abordagem de processo do tipo colaboração)

    e) ERRADO. atuar apenas após a instauração do conflito, tendo como um dos instrumentos de intervenção a confrontação entre as partes. (Abordagem de processo do tipo reunião de confrntação entre as partes).

  •  

    Chiavenato ensina que há TRÊS abordagens para lidar com o conflito: Estrutural, Processo, Mista.

     Abordagem Estrutural: o líder ou gerente atua na estrutura ou nas condições causadoras do conflito, de forma a diminuir ou eliminar a percepção de desigualdade. Atua a fim de reduzir a diferenciação dos grupos, interferindo nos recursos compartilhados, reduzindo a interdependência.

    Abordagem de Processo: trata-se de abordagem em que a resolução do conflito passa pela intervenção no próprio episódio que causou o conflito.

     Abordagem Mista: inclui tanto modificações estruturais, das condições do conflito, como aspectos processuais, relativos ao episódio que causou o conflito.

  • ESTRUTURAL - ANTES DO CONFLITO

    PROCESSO - DEPOIS

    MISTA - AMBAS JUNTAS E MISTURADAS

  • A abordagem estrutural acontece antes do conflito.

  • O gerente tem à sua disposição três abordagens quanto à administração de conflitos: abordagem estrutural, abordagem de processo e abordagem mista.

    Abordagem estrutural: baseia-se no fato de que o conflito surge das percepções criadas pelas condições de diferenciação, de recursos limitados e escassos e de interdependência. Se esses elementos puderem ser modificados, as percepções e o conflito resultante poderão ser controlados. Trata-se, pois, de atuar sobre uma condição existente que predispõe ao conflito.

    Gabarito: A

  • GABARITO: LETRA A

    O gestor tem à sua disposição três abordagens para administrar conflitos, sendo elas, conforme Chiavenato (2004):

    Abordagem estrutural: o conflito se forma das percepções criadas pelas condições de diferenciação, recursos limitados e escassos e de interdependência. Se o gestor agir sobre algum desses elementos geradores, a situação conflitante poderá ser controlada mais facilmente.

    Abordagem de processo: essa abordagem procura reduzir conflitos através da modificação de processos, podendo ser realizada por uma parte do conflito, por pessoas de fora ou uma terceira parte, e pode ser conduzida de três formas: a desativação do conflito, onde uma das partes opta pela cooperação promovendo o acordo; reunião de confrontação entre as partes, em que são abertos os motivos do conflito de maneira mais direta entre os envolvidos; ou colaboração, que ocorre após passadas as etapas anteriores, com as duas partes buscando uma resolução vantajosa para todos.

    Abordagem mista: envolve tanto os aspectos estruturais como os de processo, e pode ser feita através da adoção de regras para resolução de conflitos, ou criação de papéis integradores. A adoção de regras se utiliza de meios estruturais para influenciar no processo de conflito, criando regras e regulamentos que delimitem a ação das pessoas. Já a criação de papéis integradores consiste em criar terceiras partes dentro da organização, de forma que elas estejam sempre disponíveis para auxiliar na busca de soluções favoráveis dos conflitos que possam surgir.

    GRAN CURSOS - PROFº BRUNO EDUARDO.