SóProvas


ID
2105467
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

No que concerne aos diversos aspectos atinentes à Administração de Recursos Humanos, a remuneração representa a área que lida com a recompensa que o indivíduo recebe pela execução da tarefa, representando uma relação de troca entre empresa e funcionário. A literatura aponta diferentes modelos de remuneração, entre os quais o de Remuneração funcional que:
I. Permite o equilíbrio interno, tendo em vista a sua aderência à avaliação e classificação dos cargos da organização.
II. Busca o equilíbrio externo, mediante pesquisa de salários.
III. Vincula a remuneração ao conhecimento e competências individuais do empregado.
Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Remuneração funcional

    Trata-se da forma mais tradicional de remuneração utilizada pelas empresas. Esse sistema está ligado ao cargo ocupado e, para ser implementado, mede-se o valor relativo do cargo na empresa e no mercado de trabalho. O sistema de remuneração funcional é utilizado por muitas empresas porque é implantado junto com um sistema de cargos e salários, permitindo a equidade externa por meio de pesquisas salariais e, a equidade interna, pela comparação entre os cargos internos. O equilíbrio interno é alcançado pela avaliação e classificação de cargos, baseados no programa de descrição e análise destes. O equilíbrio externo é alcançado por meio de pesquisa de salários.

    @adm.mapeada

    Mapeando os principais temas de Administração abordados em Concursos Públicos.

    Sigam e aproveitem!

     

  • Aoa não assinantes,

    GABARITO: E

  • http://recursoshumanos2uece.blogspot.com.br/2011/04/1.html

    gabarito letra e

    REMUNERAÇÃO FUNCIONAL

    A remuneração funcional, também conhecida como remuneração tradicional ou remuneração por cargo, é uma das formas mais antigas de remuneração, sendo usada como ferramenta para retribuir aos colaboradores das empresas por seu trabalho.

    Essa remuneração é conhecida como PCS (Plano de Cargos e Salários); é um dos sistemas de remuneração mais tradicionais existentes e também o mais usual nas empresas em geral. O PCS é, geralmente, encontrado naquelas empresas que sofrem com uma rápida expansão ou grandes transformações em um curto espaço de tempo, visto que essas organizações convivem com problemática de desorganização.

    A usualidade desse tipo de remuneração se dá em virtude de ser implantado com PCS, que proporciona uma definição basilar, ajudando a estruturar o trabalho, a proporcionar um termo justo em comparação com o mercado externo e a equilibrar o ambiente interno ao oferecer parâmetros de avaliação para remunerar, evitando danos no clima organizacional por injustiça de remuneração diferenciada.

    São elementos da remuneração funcional: Descrição do cargo; Avaliação de Cargo; Estratégia de remuneração; Faixa Salarial; Pesquisa Salarial; Manual de políticas.

                Todavia algumas desvantagens podem ser enumeradas em virtude da adoção desse sistema de remuneração funcional: excesso de burocracia na gestão; inibição da criatividade; supervalorização dos superiores hierárquicos em detrimento dos inferiores; ausência de foco estratégico e de foco em resultados; supervaloriza as promoções; queda na motivação.

                Em geral, a constituição do PCS é formada por algumas etapas, que são: diagnóstico da organização, divulgação, planejamento, levantamento das atividades, descrição de cargos, avaliação de cargos, pesquisa salarial, construção da estrutura salarial, elaboração das políticas salariais.

  • Remuneração Funcional: conhecida popularmente como Plano de Cargos e Salários é um dos sistemas de remuneração mais tradicional entre os existentes e também o mais usual nas empresas em geral. Um sistema de remuneração funcional é composto de: descrição de cargo, avaliação de cargos, faixas salariais, política para administração dos salários e pesquisa salarial.

  • III. Vincula a remuneração ao conhecimento e competências individuais do empregado.  Remuneração variável.

  • Sistema de Remuneração Funcional: é utilizado por muitas empresas porque é implantado junto com um sistema de cargos e salários, permitindo a eqüidade externa por meio de pesquisas salariais e, a eqüidade interna, pela comparação entre os cargos internos.

    O equilíbrio interno é alcançado pela avaliação e classificação de cargos, baseados no programa de descrição e análise destes. O equilíbrio externo é alcançado por meio de pesquisa de salários.

  • Para nunca mais errar:

     

    Remuneração FUNCIONAL


     → forma + tradicional

     → ligado ao → CARGO OCUPADO

     → permiteequilíbrio INTERNO avaliação e classificação de cargos

     → buscaequilíbrio EXTERNO pesquisa de salários

     

     → vantagens: -> forma + utilizada
                            -> geralmente é implantado como sistema de cargos e salários
                            -> permite à empresa equiparar-se ao mercado

     

     → desvantagens: -> muito burocrático
                                  -> torna as promoções muito importantes

     

    Fonte: Gestão de Pessoas - Andréia Ribas

  • - forma mais tradicional de remuneração utilizada pelas empresas.

     

    - ligado ao cargo ocupado e, para ser implementado, mede-se o valor relativo do cargo na empresa e no mercado de trabalho

     

    - equidade externa por meio de pesquisas salariais e, a equidade interna, pela comparação entre os cargos internos.

     

    - equilíbrio interno é alcançado pela avaliação e classificação de cargos, baseados no programa de descrição e análise destes.

     

    - equilíbrio externo é alcançado por meio de pesquisa de salários.

     

     

    Fonte: Ribas
     

  • MODELOS DE REMUNERAÇÃO:

     - REMUNERAÇÃO FUNCIONAL: Trata-se da forma mais tradicional de remuneração utilizada pelas empresas. Esse sistema está ligado ao cargo ocupado e, para ser implementado, mede-se o valor relativo do cargo na empresa e no mercado de trabalho.

    - REMUNERAÇÃO POR HABILIDADES: Desenvolvida devido ao aumento da complexidade das organizações, da diminuição dos níveis hierárquicos e da necessidade de redução de custos. Neste sistema, a remuneração não se vincula ao cargo, mas sim, diretamente às pessoas, remunerando conforme habilidades. A utilização deste com um sistema de cargos e salários é inviabilizado por não permitir a consolidação de um modelo único e genérico de remuneração.

    - REMUNERAÇÃO POR COMPETÊNCIAS: Além de mudar o foco de remuneração do cargo para as pessoas, também diferencia os funcionários de acordo com as habilidades. A base da remuneração está relacionada com os conhecimentos, habilidades e atitudes apresentadas pelos funcionários.
    Este tipo de remuneração está totalmente ligado à gestão integrada de pessoas, contemplando a avaliação de desempenho, a capacitação constante, a seleção de pessoas adequadas e o alinhamento com o mercado.

    - REMUNERAÇÃO VARIÁVEL: Representa uma parcela da remuneração total, podendo ser creditada por mês, por trimestre, por semestre ou por ano, e depende dos resultados alcançados pela empresa, pelo setor ou pelo próprio funcionário. A maioria das empresas chama este tipo de remuneração de Participação nos Lucros e Resultados (PLR).
     

  • A literatura aponta diferentes modelos de remuneração, entre os quais o de Remuneração funcional que:

    III. Vincula a remuneração ao conhecimento e competências individuais do empregado. Resposta: Errado.

     

    Remuneração funcional: salário fixo. Não motiva o empregado.