SóProvas


ID
2105476
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Uma das classificações correntes das Técnicas de Treinamento e Desenvolvimento − T&D, propõe a divisão de acordo com seu uso, apontando as de Conteúdo, as de Processo e as Mistas, sendo que

Alternativas
Comentários
  • Técnicas de treinamento quanto ao uso

    -
    Contéudo: desenhadas para transmissão de conhecimento (leituras, vídeo, instrução programada).

    -
    Processo: desenhadas para mudar atitudes (role-playing, simulações, dinâmicas de grupo).

    -
    Mistas: por meio delas são transmitidas informações e procura-se mudar atitudes e comportamentos (estudo de casos, simulações e
    jogos, treinamento de iniciação, rotação de cargos).

    -

    #ribas!

  • GABARITO LETRA E

    As Técnicas orientadas para o conteúdo são formuladas para a transmissão de informações e de conhecimentos como o uso da técnica de leitura, dos recursos audiovisuais, instrução programada e instrução assistida por computador (CHIAVENATO, 1999).

    Técnicas orientadas para o processo são formuladas para mudar atitudes, desenvolver consciência de si e de outros e desenvolver habilidades inter-pessoais. São as que fazem a integração entre os treinandos para fazer a mudança de comportamento ou atitude, é mais do que simplesmente transmitir conhecimentos cognitivos. Alguns processo são utilizados para desenvolver intra-visão inter-pessoal que é a consciência de si e de outros para mudar as atitudes e desenvolver relações humanas como a liderança. Entre as técnicas orientadas para o processo estão o role-playing, o treinamento da sensitividade, o treinamento de grupos-T, e etc (CHIAVENATO, 1999).

    Técnicas mistas são as técnicas que não só transmite informações, como também procuram mudar atitudes e comportamentos. São usadas não apenas para transmissão de conhecimento substantivos ou conteúdo, mas também para alcançar objetivos estabelecidos para as técnicas mais orientadas. Das técnicas mistas, as que se sobressaem são os métodos de conferência, estudos de casos, simulações e jogos e várias técnicas on the job (CHIAVENATO, 1999).

  • Complementando sobre a letra C:

    Treinamento de indução ou de integração à empresa: visa à adaptação e à ambientação inicial. (Ribas)

     

    Gabarito: letra E

  • TÉCNICAS DE TREINAMENTO QUANTO A FINALIDADE E O USO

    CONTEÚDO: DESENHADAS PARA TRANSMITIR CONHECIMENTO: LEITURAS, VÍDEOS, INSTRUÇÕES PROGRAMADAS.

    PROCESSO: DESENHADAS PARA MUDAR ATITUDES: ROLE-PLAYING, SIMULAÇÕES, DINÂMICAS DE GRUPO.

    MISTAS: TRANSMITIDAS INFORMAÇÕES E POR MEIO DELAS MUDAR ATITUDES E COMPORTAMENTO: ESTUDO DE CASO, SIMULAÇÕES DE JOGOS, TREINAMENTO DE INICIAÇÃO, ROTAÇÃO DE CARGOS.

    QUANTO AO TEMPO...

    TREINAMENTO DE INDUÇÃO OU DE INTEGRAÇÃO: ADAPTAR O NOVO FUNCIONÁRIO NA EMPRESA.

    DEPOIS DO INGRESSO NO TRABALHO: JÁ ESTÁ TRABALHANDO E PODE SER DENTRO OU FORA DAS DEPENDÊNCIAS.

  • Caralho, na gestão de conflitos há abrdagem de processo, mista e de conteúdo. As técnicas de treinamento e desenvolvimento são divididas em de processo, mista e de conteúdo. As teorias motivacionais são divididas em de processo e de conteúdo. VTNC bando de pseudocientista sem criatividade.

  • Quanto ao uso

    Conteúdo – leitura, instrução programada ou assistida por computador;

     ◦ Processo – dramatização, desenvolvimento de equipes;

     ◦ Mistas – estudos de casos, jogos e simulações, conferências, técnicas on-the-job, rotação de cargos

    Quanto ao tempo

    ◦ Antes do ingresso na empresa – programas de indução ou integração;

    ◦ Após o ingresso na empresa – treinamento no trabalho ou fora do trabalho;

    Quanto ao local

    ◦ No cargo (on the job)– tarefas, rodízio e enriquecimento de cargos, coaching (curto / médio prazo), rotação de cargo, posição de assessoria, comissões, curso, seminário

    ◦ Fora do trabalho – aulas, filmes, painéis, casos, dramatização, debates, simulações, jogos, centro de desenvolvimento interno - UNIVERSIDADE CORPORATIVA

    Abordagens de Conflitos (corrigindo o colega "mo na"):

    1. Estrutural: recursos limitados, escassos, interdependentes. Visa minimizar as diferenças entre os grupos; Reduzir a diferenciação dos grupos.

    2. De processo: intervenção direta no conflito (desativação, desescalonização do conflito; reunião de confrontação; colaboração).

    3. Mista: administra o conflito na estrutura e no processo (adoção de regras; criação de papéis interligados/papéis de ligação).


  • a) Errado. Não exclui e a maior prova disso é que existe a abordagem mista (conteúdo + processo)

    b) Errado. As de processo objetivam mudar as atitudes.

    c) Errado. As mistas são as que atendem, a um só tempo, as de conteúdo e as de processo.

    d) Errado. "On the job" é um treinamento que se aprende já na função que se vai exercer, muito comum em trainee. Não são apenas as internas que a envolvem.

  • Alternativa A. Errado. Uma modalidade não exclui necessariamente as demais. As técnicas mistas, por definição, são a mescla de técnicas de conteúdo e técnicas de processo.

    Alternativa B. Errado. As técnicas orientadas para processo enfatizam o aprendizado de atividades e a mudança de atitude e comportamento. Não tem relação com redesenho de processos, que é uma atividade realizada no âmbito da gestão de processos.

    Alternativa C. Errado. As técnicas mistas são as que mesclam orientação para conteúdo e orientação para processo. O processo de indução e integração é um tipo de treinamento voltado para proporcionar melhores condições de adaptação de novos empregados.

    Alternativa D. Errado. Técnicas de treinamento on the job são aquelas que enfatizam a prática em vez de simplesmente transmissão de informação e conteúdo. Esse tipo de técnica é usada quando o treinamento é orientado para processo ou misto (conteúdo + processo).

    Alternativa E. Certo. As técnicas orientadas para conteúdo são aquelas que enfatizam a transmissão de informações e conhecimento.

    Se quiser relembrar a classificação explorada nessa questão, veja:

    Técnicas orientadas para o conteúdo: São técnicas que enfatizam o aprendizado de informações. São exemplos de técnicas de conteúdo: leitura, instrução programada, instrução assistida por computador.

    Técnicas orientadas para o processo: São técnicas que enfatizam o aprendizado de atividades e a mudança de atitude e comportamento. São exemplos de técnicas de processo: dramatização, treinamento da sensitividade, desenvolvimento de grupos.

    Técnicas mistas: São técnicas que conciliam bem o aprendizado de conteúdo, atividades e comportamentos. São exemplos de técnicas mistas: estudos de casos, jogos e simulações e técnicas adotadas em treinamentos no local de trabalho.

    Gabarito: E