-
analisanda cada alterntiva:
A) está errada porque V = r x i, logo r = V entãoa resistência elétrica depende sim da voltagem (ddp)
i
B) i = V a voltagem (ddp) é diertamente proporcional à corrente. Assertiva errada
r
C) Ptotal = 600 * 5 = 3 000 W
na iluminação a NBR 5 410 considera um fator de potência = 1, sendo assim a Paparente é = a PATIVA
3 000 VA = 3 000 W
i = 3 000 = 20 A 20 A > 16 A, isso significa que a oeração do circuito vai sim provocar a queima do fusível
150
D) Não! no interir do condutor maciço temos também elétrons em movimento, se temos correte segnifica que também temos voltagem (potencial elétrico);
E) Corretíssima! Porque conforme o princípio da blindagem eletrostática (gaiola de faraday) não há campo elétrico em seu interior. ATENÇÃO: O fato de não haver campo elétrico não significa ausência cargas elétricas.
:)
-
Essa questão deveria ser anulada!
Os fatores que influenciam na resistência de um dado condutor são:
A resistência de um condutor é tanto maior quanto maior for seu comprimento.
A resistência de um condutor é tanto maior quanto menor for a área de sua seção transversal, isto é, quanto mais fino for o condutor.
A resistência de um condutor depende da resistividade do material de que ele é feito. A resistividade, por sua vez, depende da temperatura na qual o condutor se encontra.
Logo R= rô(cte. física do material) *L/A
-
Questão estranha, pois a letra B também estaria correta considerando que a corrente pode ser encontrada pela formula i= Pot/ V.
-
O campo elétrico no interior de um condutor isolado e EM EQUILÍBRIO ELETROSTÁTICO é nulo.
De fato pode existir campo elétrico NÃO nulo no interior de condutores (é o que está acontecendo agora, por exemplo, nos condutores do circuito elétrico do computador que utilizas ou da rede elétrica que o alimenta) mas então haverá correntes elétricas no condutor. Acontece que se um condutor estiver isolado tais correntes acabam cessando depois de algum tempo (este intervalo de tempo é na nossa escala de percepção de tempo muitíssimo pequeno, quase nulo) pois para sustentar uma corrente elétrica em um condutor há que se transferir energia para ele e como o condutor está isolado, tal não pode acontecer.
Desta forma é importante destacar que a afirmação “o campo elétrico interno a um condutor é nulo” é verdadeira quando o condutor estiver em equilíbrio eletrostático. Cabe destacar também que EQUILÍBRIO ELETROSTÁTICO não significa condutor neutro. Um condutor pode estar eletrizado, carregado (possuir excedentes de carga elétrica) e ainda assim estar em equilíbrio eletrostático. O equilíbrio eletrostático foi atingido quando não há mais correntes elétricas no condutor.
https://www.if.ufrgs.br/novocref/?contact-pergunta=campo-eletrico-nulo-no-interior-dos-condutores
-
Para letra B - aplica-se a lei de Ohm: I = E/R, logo diretamente proporcional
-
a resistência do condutor não depende da diferença de potencial, nada a ver essa questão
-
A resistência elétrica não depende da voltagem, de acordo com a segunda lei de ohm (com exceção de reostatos e potenciômetros). Só a temperatura varia a resistência.