SóProvas


ID
2109604
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A fase latente é uma das três fases do primeiro período clínico do parto e quando essa fase torna-se prolongada ocorre um padrão anormal de trabalho de parto. Em uma nulípara, a fase de latência prolongada é diagnosticada quando a fase de latência ultrapassa 

Alternativas
Comentários
  • Na fase latente do trabalho de parto a conduta é expectante, desde que a vitalidade fetal esteja preservada, e o ideal é que as parturientes sejam acompanhadas de ambulatório quando não se tratar de gestação de risco. A latência caracteriza-se como um período em que as contrações estão se tornando mais coordenadas, fortes e eficientes, o colo torna-se mais amolecido, flexível e elástico. Dois terços do tempo total do período de dilatação correspondem a esta fase. Na fase latente determina-se a duração do trabalho, normalmente é inferior a 14 horas na multípara e dura cerca de 20 horas na nulípara na fase latente normal, porém se ultrapassar esses valores, o diagnóstico é fase latente prolongada, indicando distócia do período preparatório do parto.


    Gabarito do Professor: Letra D


    Bibliografia


    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias em Saúde. Diretrizes nacionais de assistência ao parto normal: versão resumida [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias em Saúde. – Brasília : Ministério da Saúde, 2017.

    http://bionascimento.com/new/wp-content/uploads/20...


    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticos de Saúde. Área Técnica de Saúde da Mulher. Parto, aborto e puerpério: assistência humanizada à mulher/ Ministério da Saúde, Secretaria de Políticas de Saúde, Área Técnica da Mulher. – Brasília: Ministério da Saúde, 2001.
  • Gabarito: Letra D.


    De acordo com Manual de Ginecologia e Obstetrícia do Johns Hopkins - 4ª Ed. 2012


    Fase Latente prolongada

    Latente que excede a 20 horas na nulípara e 14 horas na multípara.