SóProvas


ID
2109649
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Potter (2013) afirma que “os cuidados de higiene adequados requerem uma compreensão da anatomia e fisiologia da pele, unhas, cavidade oral, olhos, orelhas e nariz”. A epiderme é a camada mais externa da pele e participa da manutenção do equilíbrio entre o meio externo e o meio interno do organismo e é dividida em cinco subcamadas na pele espessa, relacionadas da mais interna para a mais externa em: 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: Letra C

     

    Da camada mais interna para a externa: Germinativa, espinhosa, granulosa, lúcida e córnea. 

  • Camada Basal: Constituída por células prismáticas ou cúbicas, basófilas, que repousam sobre a membrana basal que separa a epiderme da derme. É rica em células-tronco da epiderme, e é também chamada de Germinativa.

    Camada Espinhosa: Formada por células cúbicas ou ligeiramente pavimentosas, de núcleo central, citoplasma com curtas expansões que contêm feixes de filamentos de queratina (tonofilamentos). Essas curtas expansões aproximam e mantêm unidas as células vizinhas através de desmossomos, o que dá a cada célula um aspecto espinhoso.

    Camada Granulosa: Com apenas 3-5 fileiras de células poligonais achatadas, núcleo central e citoplasma carregado de grânulos basófilos, chamados grânulos de querato-hialina. Os grânulos de querato-hialina não são envolvidos por membrana.

    Camada Lúcida: Mais evidente na Pele espessa, constituída por uma delgada camada de células achatadas, eosinófilas e translúcidas, cujos núcleos e organelas citoplasmáticas foram digeridos por enzimas dos lisossomos e desapareceram. O citoplasma apresenta numerosos filamentos de queratina compactados, ainda se podem ver desmossomos entre as células.

    Camada Córnea: Espessura variável, constituída de células achatadas, mortas e sem núcleo. O citoplasma destas células é repleto de queratina. Os tonofilamentos se aglutinam junto com a matriz formada pelos grânulos de querato-hialina, nesta altura de diferenciação os queratinócitos estão transformados em placas sem vida e descamam continuamente