SóProvas


ID
2109967
Banca
FCM
Órgão
IF Sudeste - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia

Analise os itens I e II que apresentam uma sentença com duas asserções.
I- Preservação é um conjunto de medidas e estratégias de ordem administrativa, política e operacional
PORQUE
irão contribuir direta ou indiretamente para a preservação da integridade dos materiais.
II- Conservação é um conjunto de ações estabilizadoras que visam a desacelerar o processo de degradação de documentos ou objetos
PORQUE
é realizada por meio de controle ambiental e de tratamentos específicos (higienização, reparos e acondicionamento).
Após a análise das asserções acima, conclui-se que:

Alternativas
Comentários
  • Não entendi nada desta questão...

  • pelo que entendi, na conservação o individuo age diretamente para garantir a integridade do patrimonio, isso pode ocorrer quando há uma falta de preservação ou cuidado. A conservação não é uma justificativa da primeira, visto que na presevação não é possível garantir ou desacelerar o processo de degradação dos documentos, o que ocorre na conservação com medidas de higienização ou reparos.

  • Preservação: Conjunto de medidas e estratégias de ordem administrativa, política e operacional que contribuem direta ou indiretamente para a preservação da integridade dos materiais.

    Conservação: consiste principalmente em ações diretas no bem cultural degradado, com o objetivo de estabilizar suas condições e retardar sua deterioração.

  • GABARITO: E

     

    A preservação tem uma dimensão mais abragente que a conservação. 

     

    A conservação de acervos pode ser definida como um conjunto de ações de intervenção direta, feitas na própria estrutura física do bem cultural, com o objetivo de tratamento adequado, para impedir, retardar ou inibir a ação de deterioração ocasionada pela ausência de uma preservação. Geralmente é composta por tratamentos curativos mecânicos e/ou químicos, incluindo, por exemplo, a higienização, desinfestação de insetos e pequenos reparos (DIAS & PIRES, 2013).

     

    A preservação se refere ao desenvolvimento de uma consciência política, no nível individual ou coletivo, particular ou institucional, que visa a proteção de bens culturais resguardando-os de deterioração através de medidas adequadas de técnicas preventivas, tais como, manuseio e acondicionamento adequados (DIAS & PIRES, 2013).

     

    restauração: é uma ação mais complexa, pois requer intervenções mecânicas, químicas ou estéticas. Estas têm a finalidade de restaurar um bem cultural, resguardando seu valor histórico e/ou artístico respeitando, no máximo possível, a sua integridade e características. As restaurações devem ser realizadas por profissionais especializados (DIAS & PIRES, 2013).

     

    FONTE:  BORBA, Adélia Malena Medeiros. Preservação e conservação de acervos: como estas temáticas são tratadas em cursos de graduação em biblioteconomia no Brasil? Rio Grande: Universidade Federal do Rio Grande – FURG, 2016.