Há duas doutrinas relacionadas a responsabilidade social das empresas.
A doutrina da responsabilidade social defende que as organizações tem responsabilidades perante a sociedade, de tal forma que seu foco principal é a melhoria da sociedade em seus vários âmbitos.
Por outro lado, há a doutrina do interesse do acionista, em que se visa apenas maximizar o lucro da empresa, sendo do governo e dos cidadãos a responsabilidade de melhorar a sociedade.
Em relação à responsabilidade social, duas corrente antagônicas surgiram, de acordo com Chiavenato (2014):
A. Modelo shareholder (ACIONISTA): "posição contrária à responsabilidade social das organizações. Cada organização deve se preocupar em maximizar lucros, ou seja, satisfazer os seus proprietários ou acionistas. Ao maximizar lucros, a organização maximiza a riqueza e a satisfação dos proprietários e dos acionistas, que são pessoas ou grupos com legítimos interesses na organização." (CHIAVENATO, 2014, PÁG, 593)
B. Modelo stakeholder (PARTES INTERESSADAS): "posição favorável à que salienta que a maior responsabilidade está na sobrevivência em longo prazo (e não apenas maximizando lucros), atendendo aos interesses dos diversos parceiros (e não apenas dos proprietários ou acionistas). A organização é a maior potência no mundo contemporâneo e tem a obrigação de assumir uma responsabilidade social correspondente." (CHIAVENATO, 2014, PÁG, 594)
Fonte: Idalberto Chiavenato. "Introdução à Teoria Geral da Administração". 9 ed. Manole. 2014.
Portanto, a questão está correta pois cita a corrente "A" e seu objetivo principal.
GABARITO: CERTO.