SóProvas


ID
2112100
Banca
FGV
Órgão
CBM-MA
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Não resta outra coisa senão cada um defender-se por si mesmo; duas coisas são necessárias: revogação dos monopólios e a expulsão dos jesuítas, a fim de se recuperar a mão livre no que diz respeito ao comércio e aos índios”.

Esta frase é atribuída a Manuel Beckman, um dos protagonistas da chamada Revolta de Bequimão de 1684.

Assinale a alternativa que apresenta a principal motivação dessa revolta. 

Alternativas
Comentários
  • A partir da liderança dos irmãos Beckman ou, de forma aportuguesada, Bequimão (Manuel e Tomás), senhores de engenho da região, eclodiu uma guerra com a tomada do Armazém da Companhia e ataques aos aldeamentos jesuíticos. Autoridades portuguesas foram presas e religiosos foram expulsos.

     

    Seu principal objetivo foi o fim do monopólio da Companhia de Comercio do Maranhão, para que, só assim, se estabelecesse uma relação comercial justa entre produtores, vendedores e compradores.

     

    Manuel Beckman enviou seu irmão, Tomás Beckman, para Portugal para negociar com a Corte, mas ele foi preso ao desembarcar e enviado de volta ao Maranhão.

     

    GABARITO: LETRA B

    FONTE: https://www.coladaweb.com/historia-do-brasil/revolta-de-beckman

  • A) A oposição dos jesuítas à escravização dos africanos e dos índios aldeados.

    OS JESUÍTAS SE OPUSERAM SOMENTE EM RELAÇÃO AOS ÍNDIOS.

  • A razão direta que explica o início da Revolta de Beckman foi a insatisfação dos habitantes de São Luís com a administração colonial. As causas da insatisfação dos colonos estavam em torno da questão da escravização dos indígenas e do monopólio comercial realizado pela Companhia de Comércio do Maranhão principalmente

  • Maranhão estava sendo privado de suas fontes de riquezas.

    As drogas do sertão e seu abastecimento interno foram monopolizadas e a mão de obra escrava indígena foi impedida pelos jesuítas

    Nesta questão , a Letra B é única certa, uma vez que o comércio foi monopolizado, este mecanismo de colonização causou um descontentamento regional.

    LETRA B

    APMBB