-
Artigos críticos – entram em contato com tecidos estéreis ou com o sistema vascular e devem ser esterilizados para uso, pois possuem alto risco de causar infecção.
Artigos semicríticos – são aqueles destinados ao contato com a pele não intacta ou com mucosas íntegras. Ex.: equipamentos respiratórios e de anestesia, endoscopia, etc. Requerem desinfecção de alto nível ou esterilização.
Artigos não críticos – são artigos destinados ao contato com a pele íntegra do paciente. Ex.: comadres (aparadores), cubas, aparelhos de pressão, entre outros. Requerem limpeza ou desinfecção de baixo ou médio nível. Deve-se atentar para o risco de transmissão secundária por parte dos profissionais que lidam com o artigo e entrem em contato com o paciente.
-
RDC 15/2012
Art. 12 Produtos para saúde classificados como semicríticos devem ser submetidos, no mínimo, ao processo de
desinfecção de alto nível, após a limpeza.
Parágrafo único. produtos para saúde semicríticos utilizados na assistência ventilatória, anestesia e inaloterapia
devem ser submetidosà limpeza e, no mínimo, à desinfecção de nível intermediário, com produtos saneantes em
conformidade com a normatização sanitária, ou por processo físico de termodesinfecção, antes da utilização em outro
paciente;
O laringoscópio não entraria nesta classificação e o correto seria a desinfecção de alto nível?
-
Por ser considerado artigo semicrítico, deve-se realizar a limpeza e, em seguida, a desinfecção de alto nível, pois destrói a maioria dos microrganismos, inclusive microbactérias e fungos, exceto o número elevado de esporos bacterianos. A solução escolhida para a desinfecção química é o ácido peracético
-
De acordo com a RDC 15/2013. ART 13. paragrafo único. Diz que os objetos semi críticos (analáticos, ventilatórios e anestésicos) serão submetidos a dissecção do nível intermediário. Hipoclorito a 1%.
-
O problema é que o peracético é corrosivo.
-
Rev SOBECC,2016
Conclusão: Conclui-se que os cabos de laringoscópio não podem ser considerados materiais independentes das lâminas e, portanto, são materiais semicríticos. Levando-se em conta a carga microbiana e orgânica identificada nesta revisão, o processamento mínimo recomendado é a limpeza seguida de desinfecção de alto nível.
FONTE: https://revista.sobecc.org.br/sobecc/article/view/40
-
gabarito errado. Seria o item E o correto.