SóProvas


ID
2113042
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Center of Disease Control and Prevention (CDC), principal órgão mundial na área, conceitua as infecções de sítio cirúrgico (ISC) como aquelas que ocorrem como complicação de uma cirurgia, comprometendo a incisão, os tecidos, os órgãos ou a cavidade manipulada, podendo ser diagnosticadas em até 30 dias após a realização do procedimento ou até um ano, em caso de órteses ou próteses. Sobre a prevenção das ISCs, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra A.

     

    De acordo com o MANUAL DE PREVENÇÃO DE INFECÇÃO DE SÍTIO CIRÚRGICO.Versão 05/2014

     

    Remoção adequada dos pelos:

    Realização de tricotomia somente se necessária e imediatamente antes do ato cirúrgico com tricotomizador (IA).

    •Não usar lâminas de barbear ou lâminas de bisturi.

     

    •Adequação de tricotomia adequada:

    garantir padronização adequada de materiais aparadores elétricos (tricotomizador);

    utilizar cartazes e sinalizações;

    educar o paciente;

    remover navalhas ou barbeadores do hospital.

  • No pré-operatório mediato deve-se orientar : interromper o fumo, cigarros, charutos por no mínimo 30 dias.

     

    Prescrever banho de chuveiro com antisséptico na noite anterior ao procedimento ou na manhã da cirurgia - Recomendado. (CDC e SOBECC)

  •  a) CORRETA

     

     b) ERRADA. O único lugar onde encontrei relatando sobre isso foi o artigo de Fernandes e colaboradores (2010), onde afirmam que há evidências de que a cessação do tabagismo por pelo menos 8 semanas reduza o risco de complicações, ou seja, está de acordo com o apresentado na alternativa.

     

     c) ERRADA. Recomenda-se o banho pré-operatório com solução antisséptica pelo menos na noite anterior à cirurgia. 

    Recomenda-se o banho pré-operatório com solução de clorexidine degermante a 2% aplicando do pescoço para baixo, nos três dias que antecedem o procedimento. Esta medida visa reduzir a colonização da pele e o risco de ISC. Recomenda-se também o banho com CHG o mais próximo possível do procedimento cirúrgico. Para tanto podem ser utilizadas toalhas impregnadas com CHG que facilitam o procedimento de banho pré- operatório e não necessitam de enxágue.

     

     d) ERRADA. Administrar o antibiótico somente quando indicado e no momento adequado para atingir níveis séricos e teciduais adequados durante a incisão e manipulação do sítio cirúrgico. Infundir completamente o antibiótico em até uma hora antes da incisão ou do garrote pneumático. Exceções: fluoroquinolonas e vancomicina - iniciar 2 horas antes da incisão. Por consenso, as drogas preferenciais são as cefalosporinas de 1ª e 2ª geração. A mais usada é a Cefazolina, seguida da Cefoxitina. Se alergia a betalactâmicos, usa-se Vancomicina ou Clindamicina.

     

    Fontes: MANUAL DE PREVENÇÃO DE INFECÇÃO DE SÍTIO CIRÚRGICO. Disponível em: https://medicalsuite.einstein.br/pratica-medica/guias-e-protocolos/Documents/manual_infeccao_zero_compacto.pdf

    FERNANDES, E. O. et al. Avaliação pré-operatória e cuidados em cirurgia eletiva: recomendações baseadas em evidências. Revista da AMRIGS, v. 54, n. 2, p. 240-258, 2010. Disponível em: http://www.amrigs.org.br/revista/54-02/23-pratica_medica.pdf