SóProvas


ID
2113045
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca dos procedimentos de desinfecção e esterilização, escreva V para verdadeiro e F para falso e assinale a alternativa correta.
( ) Ao proceder à esterilização por autoclave, deve-se preencher a câmara do equipamento em sua capacidade máxima para obter maior aproveitamento, redução de custos e garantir a sustentabilidade.
( ) Não é obrigatória a esterilização de comadres (aparadeiras), pois trata-se de artigo semicrítico.
( ) A desinfecção é indicada para materiais semicríticos e não críticos. O glutaraldeído 2% é um exemplo de desinfetante químico, que possui como vantagem poder ser utilizado para materiais de assistência ventilatória por não causar irritação das vias aéreas.
( ) O empacotamento de artigos para esterilização pode ser feito por meio de embalagens diversas como de algodão tecido, papel de grau cirúrgico, papel crepado, sendo as duas últimas descartáveis. O papel de grau cirúrgico e o papel crepado não podem ser utilizados na esterilização por peróxido de hidrogênio.

Alternativas
Comentários
  • ( F) Ao  proceder à esterilização por autoclave, deve-se preencher a câmara do equipamento em sua capacidade máxima para obter maior aproveitamento, redução de custos e garantir a sustentabilidade. Não sobrecarregar o equipamento, utilizar apenas 80% de sua capacidade.

    (F ) Não é obrigatória a esterilização de comadres (aparadeiras), pois trata-se de artigo semicrítico. Aparadeiras são artigos não críticos, requer limpeza  e/ou desinfeccção de baixo nível.

    (F ) A desinfecção é indicada para materiais semicríticos e não críticos. O glutaraldeído 2% é um exemplo de desinfetante químico, que possui como vantagem poder ser utilizado para materiais de assistência ventilatória por não causar irritação das vias aéreas. O glutaraldeído causa irritação nos olhos, nariz e garganta, portanto não é recomendado.

    (V ) O empacotamento de artigos para esterilização pode ser feito por meio de embalagens diversas como de algodão tecido, papel de grau cirúrgico, papel crepado, sendo as duas últimas descartáveis. O papel de grau cirúrgico e o papel crepado não podem ser utilizados na esterilização por peróxido de hidrogênio.