SóProvas


ID
2113054
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No que se refere à anestesia local e à regional, assinale a assertiva correta.

Alternativas
Comentários
  • Os barbitúricos não são utilizados na anestesia local e regional.

    O efeito produzido é normalmente uma hipotensão moderada quando as doses recomendadas não são excedidas. Porém, a lidocaína deve ser usada com precaução em pacientes em estado de choque grave ou com bloqueio cardíaco.

    Na anestesia peridural o anestésico é injetado na região peridural, que fica ao redor do canal espinhal, e não propriamente dentro, como no caso da raquianestesia que se mistura com o liquor. Na anestesia peridural, o anestésico é injeto por um cateter, que é implantado no espaço peridural. Enquanto na raquianestesia o anestésico é administrado por uma agulha uma única vez, na peridural o anestésico fica sendo administrado constantemente através do cateter. A anestesia peridural pode continuar a ser administrada no pós-operatório para controle da dor nas primeiras horas após a cirurgia. Basta manter a infusão de analgésicos pelo cateter. A quantidade de anestésicos administrados é bem menor na raquidiana.

    Anestésicos locais mais utilizados são a procaína, cloroprocaína, lidocaína, prilocaína, mepivacaína, articaína, bupivacaína, tetracaína, etidocaína e ropivacaína.


    Gabarito do Professor: Letra C


    Bibliografia

    Brunner LS, Suddarth DS. Tratado de Enfermagem: Médico-Cirúrgica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.
  • Anestisias

  • De acordo : REVISTA MÉDICA DE MINAS GERAIS

     

    CONCLUSÃO:

     

    A raquianestesia é uma técnica anestésica confiável, relativamente de fácil execução, que garante anestesia e analgesia peroperatórias adequadas, além da possibilidade de não manipulação da via aérea e redução do período de internação hospitalar. Entre suas desvantagens, a hipotensão e a CPPD são tidas como as mais importantes e, mesmo assim, apresentam manejo relativamente simples, com prognósticos favoráveis. Cabe ao médico anestesiologista avaliar, entre as técnicas possíveis e cientes das limitações de cada, a melhor opção para o paciente.

  • No que se refere à anestesia local e à regional o item correto é a alternativa c, pois a anestesia peridural é parecida com a anestesia raquidiana, entretanto, enquanto na anestesia peridural o anestésico é administrado no espaço ao redor do canal espinhal, em maior quantidade.

    Já a anestesia raquidiana é aplicada dentro da coluna espinhal, de uma vez só e em menor quantidade.

    Logo, pode-se dizer que na anestesia raquidiana, o fármaco anestésico se mistura com o liquor, difundindo-se mais rapidamente. Por isso, as doses aplicadas são menores do que na anestesia peridural.