De acordo : REVISTA MÉDICA DE MINAS GERAIS
CONCLUSÃO:
A raquianestesia é uma técnica anestésica confiável, relativamente de fácil execução, que garante anestesia e analgesia peroperatórias adequadas, além da possibilidade de não manipulação da via aérea e redução do período de internação hospitalar. Entre suas desvantagens, a hipotensão e a CPPD são tidas como as mais importantes e, mesmo assim, apresentam manejo relativamente simples, com prognósticos favoráveis. Cabe ao médico anestesiologista avaliar, entre as técnicas possíveis e cientes das limitações de cada, a melhor opção para o paciente.
No que se refere à anestesia local e à regional o item correto é a alternativa c, pois a anestesia peridural é parecida com a anestesia raquidiana, entretanto, enquanto na anestesia peridural o anestésico é administrado no espaço ao redor do canal espinhal, em maior quantidade.
Já a anestesia raquidiana é aplicada dentro da coluna espinhal, de uma vez só e em menor quantidade.
Logo, pode-se dizer que na anestesia raquidiana, o fármaco anestésico se mistura com o liquor, difundindo-se mais rapidamente. Por isso, as doses aplicadas são menores do que na anestesia peridural.