-
A) As queimaduras de primeiro grau afetam a epiderme.
B) GABARITO
C) As queimaduras de terceiro grau nao se reepitelizam
D) As queimaduras são classificadas em primeiro, segundo e terceiro grau.
-
Também existe queimadura de quarto grau. O erro da letra D refere-se a cor, pois, enegrecida esbranquiçada é no terceiro grau.
-
o erro da letra D é porque a de 4 grau, assim como de 3 grau necesitam de enxertia.
-
a de 4 grau não apresentam placa esbranquiçada ou enegrecida
-
a) Queimaduras de primeiro grau referem-se aquelas com espessura superficial, que afetam a epiderme e derme, sem formar bolhas e que se reepitelizam.
*ERRO é afirmar que afeta a derme - as queimaduras de primeiro grau não afeta a DERME. Somente a Epiderme. O restante esta correto.
b)Queimaduras de segundo grau possuem espessura parcial afetam a epiderme e derme, formam bolhas e se reepitelizam.
* A CORRETA - porém ao é afirmar que posse espessura parcial, esta incompleta, quando na verdade as queimaduras de segundo grau apresenta espessura parcial-superficial e profunda. Mas é a alternativa que não contém erros, só esta incompleta.
c) Queimaduras de terceiro grau são aquelas de comprometimento total, que afetam derme e tecido subcutâneo; são indolores e se reepitelizam.
* ERRO é afirmar que que elas reepitelizam (Entender isso como cicatrizão "perfeita", acho que o termo significa isso). Porque precisa de exertia de pele pra recuparar a àrea queimada.
d) Queimaduras de quarto grau possuem espessura total; afetam as camadas mais profundas da pele; apresentam placa esbranquiçada ou enegrecida; não reepitelizam e necessitam de enxerto.
* Erro a alternativa descreve a queimadura de terceiro Grau. Alguns doutrinadores admitem a queimadura de quarto grau, porém, esta queimadura seria classificada como a carbonização.superficial ou profunda, de todos os tecidos, inclusive ósseos, acarretando a morte do
indivíduo. A carbonização representa o grau máximo das queimaduras, comprometendo, parcial ou totalmente, as partes profundas dos vários segmentos do corpo, atingindo os próprios ossos e ocasionando êxito letal. (Fonte deste ultimo cometário - apostila estratégia concursos.)
-
O manual do CBMDF não aborda queimaduras de 4 grau.
-
Queimadura de 1º grau – Afeta somente a epiderme, sem formar bolhas. Apresenta-se com hiperemia, dor e edema e descama em 4 a 6 dias.
Palavra-chave: hiperemia
Queimadura de 2º grau – Afeta a epiderme e parte da derme, forma bolhas ou flictenas. O manual do MS ainda subdivide a queimadura de 2° grau em superficial e profunda.
Superficial: a base da bolha é rósea, úmida e dolorosa.
Profunda: a base da bolha é branca, seca, indolor e menos dolorosa (profunda).
Nesse tipo de queimadura, a restauração das lesões ocorre entre 7 e 21 dias.
Palavra-chave: formação de bolhas
Queimadura de 3º grau – Afeta a epiderme, a derme e estruturas profundas.
É indolor.
Existe a presença de placa esbranquiçada ou enegrecida.
Possui textura coreácea.
Não reepiteliza e necessita de enxertia de pele (indicada também para o segundo grau profundo).
Palavra-chave: tecido de necrose (escurecida)
Queimadura de 4º grau - Nessa categoria a queimadura atinge o tecido subcutâneo, os músculos, tendões, ossos ou órgãos internos.
Palavra-chave – lesão em órgãos
Fonte: PHTLS 2017
-
Quanto à classificação da profundidade das queimaduras, assinale a alternativa CORRETA.
OBS: LEMBRANDO QUE ESSA CLASSIFICAÇÃO É DE ACORDO COM A PROFUNDIDADE DA DESTRUIÇÃO CELULAR COMO PEDE NA PERGUNTA.
****** NO CASO A PERGUNTA DEVERIA SER ANULADA.*****
JÁ DE ACORDO COM CLASSIFICAÇÃO DE QUEIMADURA SERIA GABARITO B, POIS A D NÃO EXISTIRIA.
-
GENTE TEM QUE SE TOMAR MUITO CUIDADO COM AS NOMENCLATURAS, POIS CADA AUTOR ABORDA UMA COISA DIFERENTE. DICA: OLHE NA QUESTÃO QUAL É O AUTOR QUE SE PEDE. NESTE CASO NÃO TERIAMOS AUTOR. MAS O PHTLS DEFINE UMA COISA, JÁ O MINISTERIO DA SAUDE DEFINE OUTRA. NO MAIS AS BANCAS SEMPRE PEDEM REFERINDO AO MS.