A MMU constata que essa página virtual não está mapeada e força o desvio da CPU para o sistema operacional. Essa interrupção é denominada falta de página (page fault). O sistema operacional, então, escolhe uma moldura de página (page frame) pouco usada e a salva em disco, ou seja, escreve seu conteúdo de volta no disco (se já não estiver lá). Em seguida, ele carrega a página virtual referenciada pela instrução na moldura de página recém-liberada, atualiza o mapeamento da tabela de páginas e reinicializa a instrução causadora da interrupção
GABARITO A
Sistemas operacionais modernos / Andrew S. Tanenbaum
Gabarito A
Uma falta de página[1] ou falha de página (page fault em inglês), no contexto da tecnologia da memória dos computadores, é uma interrupção (ou exceção) disparada pelo hardware quando um programa acessa uma página mapeada no espaço de memória virtual, mas que não foi carregada na memória física do computador. Uma página é um bloco de memória de tamanho fixo, utilizada como uma unidade de transferência entre a memória física e um dispositivo de armazenagem externo como, por exemplo, um disco rígido.
O dispositivo de hardware que detecta esta situação é a unidade de gerenciamento de memória do processador. O software de tratamento de exceção, que trata a ocorrência de falta de página, é geralmente parte do sistema operacional. O sistema operacional tenta tratar esta ocorrência fazendo a página acessível em uma locação da memória física ou interrompendo a execução do processo em caso de acesso ilegal.
"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !