SóProvas


ID
2114068
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A teoria da paridade do poder de compra pode ser útil na análise do comércio internacional. Sobre a teoria, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Em economia, a paridade do poder de compra (PPC) ou paridade do poder aquisitivo (PPA), é um método alternativo à taxa de câmbio para se calcular o poder de compra de dois países. A teoria da paridade de poder de compra (PPC) foi originalmente formulada pelo economista sueco Gustav Cassel que definiu que a taxa de câmbio de um país tende a se desvalorizar na mesma proporção que aumenta o nível dos preços. Assim, a PPC procura medir o quanto uma determinada moeda pode comprar em termos internacionais (normalmente dólar), já que bens e serviços têm diferentes preços de um país para outro, ou seja, relaciona o poder aquisitivo de tal pessoa com o custo de vida do local, se ele consegue comprar tudo que necessita com seu salário

     

    Fonte: https://www.gcprime.com.br/single-post/2016/05/31/Entenda-o-que-%C3%A9-Paridade-do-Poder-de-Compra-PPC

  • Gabarito Letra A

     

    Em economia a paridade do poder de compra (PPC) ou paridade do poder aquisitivo (PPC-teoria de longo prazo), é um método alternativo à taxa de câmbio para se calcular o poder de compra de dois países.

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Paridade_do_poder_de_compra

  • a) Aqui já está o gabarito! Pode haver desajustes no curto prazo, claro, mas no longo prazo é razoável supor que a taxa de câmbio nominal tenda a acompanhar as inflações das moedas.

    b) Quando há possibilidade de arbitragem, é possível, por exemplo, comprar dólar por um preço em um país e vender mais caro o mesmo dólar em outro país e, portanto, lucrar com isso. O negócio é que o uso da arbitragem acaba equilibrando os mercados. No país onde o dólar está mais barato, vai haver aumento da demanda por dólar, e o preço do dólar vai subir. No país onde o dólar está mais caro, vai haver aumento da oferta por dólar e o preço neste país vai baixar. Ou seja, no final, aumenta a demanda em um canto, aumenta a oferta no outro e o preço nos dois países se iguala. Portanto, mesmo com a possibilidade de arbitragem, a PPC funciona.

    c) Errado! A teoria da PPC evidencia o ajuste da taxa de câmbio pela inflação interna e externa e não pelos juros.

    d) Ora! Claro que depende de pressupostos! Aliás, todas as teorias que vemos aqui dependem de pressupostos. Um dos pressupostos da PPC é a lei do preço único.

    e) É justamente aos bens que é mais aplicável porque é sobre o preço deles que a inflação atua.

    Resposta: A

  • a) Aqui já está o gabarito! Pode haver desajustes no curto prazo, claro, mas no longo prazo é razoável supor que a taxa de câmbio nominal tende a acompanhar as inflações das moedas.

    b) Aí é que funciona, já que eu não posso me valer de diferenças de cotações para comprar dólar e usar dólar para comprar euro e lucro com isso. As diversas cotações não permitem isso porque se equivalem.

    c) Errado! A teoria da PPP evidencia o ajuste da taxa de câmbio pela inflação interna e externa e não pelos juros.

    d) Ora! Claro que depende de pressupostos! Aliás, todas as teorias que vemos aqui dependem de pressupostos.

    e) É justamente aos bens que é mais aplicável porque é sobre o preço deles que a inflação atua.

    Resposta: A