SóProvas


ID
2115613
Banca
INAZ do Pará
Órgão
CRO - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O Reino Unido integrava a União Europeia desde 1973. Com sua saída do bloco, mais uma vez a crise que já rondava os países membros poderá se instalar de vez. Esse fato tem gerando grande instabilidade política e econômica não só na Europa, mas também em outros países, devido aos investimentos feitos por lá. A saída do Reino Unido do bloco da União Europeia gerou muita polêmica, pois esse ato poderá comprometer a estabilidade do bloco como um todo, a considerar a crise econômica pela qual passam vários países europeus.
Disponível em http://www.bbc.com/portuguese/internacional-36609225 . Acesso em: 20 agosto 2016.

Assinale nas alternativas abaixo a que apresenta uma das possíveis razões para a saída do Reino Unido do Bloco da União Europeia. 

Alternativas
Comentários
  • Gab: B)

     

    Os defensores da saída da União Europeia argumentaram que o Reino Unido havia perdido sua soberania e sua autonomia para tomar decisões — pois estas haviam sido transferidas para Bruxelas —, e estava pagando um alto preço, tanto político quanto econômico, para fazer parte da UE. A crise da imigração e a incapacidade de se adotar políticas nacionais autônomas para lidar com ela foi apenas mais uma manifestação dessa excessiva centralização de poderes em Bruxelas. Em tese, com sua saída, a população do Reino Unido não mais terá de dar satisfações a uma entidade superior localizada em outro país, vista como intrusiva. Tampouco sua população poderá ser tolhida por essa entidade estrangeira. Os indivíduos poderão agora usufruir uma maior autonomia, podendo, agora localmente, resolver os problemas que são do interesse do povo britânico, e não da conveniência de burocratas em Bruxelas.

    ’PS : querem serem mais dependentes (autonomia), criar restrições para refugiados e imigrantes, ESCOCIA, IRLANDA E PARIS VOTARAM PARA PERMANENCIA ‘’’

     

  • Corrigindo o colega abaixo, o gabarito correto é a letra "B".

     

  • gente, que banca e essa? a pessoa que elabora a prova tem ensino fundamental, pelo menos?

  • Que bobagem essa questão! O Reino Unido sempre teve ressalvas em relação à União Europeia, a UE chegou a ameaçar expulsar a UK do bloco por querer apenas os direitos mas não cumprir com os deveres. Desde então começou uma discussão interna na Inglaterra para se separar do bloco por razões econômicas e culturais, que NADA tem a ver com a tradição da coroa, visto que muitos outros países da UE também são monarquias. O estopim para o BREXIT, no entanto, foi a CRISE MIGRATÓRIA que ocorreu na Europa, fato que inflamou a população a votar a favor da saída do bloco. O gabarito deveria ser então a letra C, apesar de não estar completamente correta, pois a imigração na Inglaterra não foi tão forte como em outros países como França, Itália, Alemanha, Grécia...

  • A soma da contribuição britânica com a UE é maior do que os gastos do bloco com o Reino Unido. Segundo dados da própria União Europeia, em 2014 o Reino Unido contribuiu com 11,3 bilhões à UE. E recebeu de volta apenas 6,9 bilhoões.
    Outra questão é a Imigração os setores anti-imigrantes e nacionalista acusam os migrantes de todo o mal ocorrido e daquele que estar por vir, desde o esgotamento do sistema de saúde até a crise econômica.

  • Alguém sabe quais são as tais razões culturais mantidas pela tradição da coroa?

  • essa questão deveria ser anulada, a pergunta é "assinale nas alternativas abaixo a que apresenta UMA DAS possíveis razões".

    aí a banca traz mais de uma razão. 

  • Questão pesada! A questão econômica, de fato, é uma das causas. No entanto, questão cultural hum...

    Mas segue o jogo!

  • (C) O Reino Unido não estava suportando a invasão de imigrantes em seu território.

    Também pode ser condiderada

  • Nossa, calma ai galera, olha só o pai explica o equívoco de vcs..

    A alternativa C:       

    O Reino Unido não estava suportando a invasão de imigrantes em seu território . ERRADA, vem cá, o Reino Unido não estava conseguindo "suportar" o que? a entrada dos imigrantes? Filhos meus, eles conseguiram suportar até a entrada do Adolf não iam suportar meia dúzia de barquinhos de imigrantes! errado, oque esta confundindo é que eles não "suportaram" foi o Problema e RepercuSSão* mundial que a Europa sofreu com a crise imigratória, vejam é um contexto maior e esse suportar não é no sentido de "ai eles odiaram a invasão de imigrantes" não criatura é no sentido de entrar a força e pode acreditar isso eles suportam.

    A alternativa B é a correta, espero que não errem de novo pífios! e parem de reclamar do elaborador, ele tem ensino fundamental sim!

    *Obrigado Leonel, nossa fui mto pífio nessa ;p

  • Antes de adjetivar alguém de pífio, deveria saber escrever corretamente repercuSSão!

  • Acredto que a alternativa C estaria correta se ela mencionasse a AMEAÇA de invasão de imigrantes em seu território, a exelo da avalanche de refugiados sírios nos países balcânicos e da Europa Central. O Reino Unido não chegou a experimentar essa invasão de imigrantes de forma tão acentuada como naqueles paises. 

    De qualquer forma a alternativa B está um pouco prejudicada por conta das "razões culturais"; observem que o Reino Unido nunca adotou o euro justamente por conta da supressão da efígie da Rainha Elizabeth II das respectvas cédulas. A despeito dessa razão cutural, a integração do país seguiu firme e forte por vários anos. Evidentemente o que pesou na decisão foram as razões econômicas.

    Questão mal formulada e que merecia anulação; muito provavelmente a banca não deve ter deferido os recursos e muitos candidatos foram prejudicados. Acertei??