SóProvas


ID
2117617
Banca
IBFC
Órgão
SES-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando a transmissão das doenças sexualmente transmissíveis (DST), leia as frases e a seguir assinale a alternativa correta.
I. Usar preservativos em todas as relações sexuais (oral, anal e vaginal) é o método mais eficaz para a redução do risco de transmissão das DST, em especial do vírus da Aids (o Vírus da Imunodeficiência Humana - HIV).
II. A Aids e a Sífilis também podem ser transmitidas da mãe infectada, sem tratamento, para o recém-nascido durante a gravidez, o parto e a amamentação.
III. As DST são transmitidas, principalmente, por contato sexual sem o uso de preservativo com uma pessoa que esteja infectada.
IV. Outra forma de infecção pode ocorrer pela transfusão de sangue contaminado ou pelo compartilhamento de seringas e agulhas, principalmente no uso de drogas injetáveis.

Alternativas
Comentários
  • letra c

     

  • QUESTÃO INCOMPLETA, OUTRA FORMA DE INFECÇÃO DE QUE? NEM TODAS DSTs SÃO TRANSMITIDAS POR CONTATO COM SANGUE.

    O ENUNCIADO NÃO ESPECIFICOU A DOENÇA A SER ANALISADA.

  • Éder, outra forma de infecção com DST
  • qual o erro da II?

     

  • Acredito que seja esse o erro da alternativa II:

     

    Não há evidencias de transmissão da sífilis pelo leite humano, sem lesões de mama. A nutriz com sífilis primária ou secundária acometendo a mama pode infectar a criança pelo contato das lesões com as mucosas. Se as lesões estão nas mamas, sobretudo na aréola, amamentação ou uso de leite ordenhado está contra-indicado até o tratamento e a regressão das lesões. Com 24 horas após o tratamento com penicilina, o agente infeccioso (espiroqueta) raramente é identificado nas lesões. Assim, não há contra-indicação à amamentação após o tratamento adequado.

  • Na minha humilde opinião a alternativa IV está incorreta, pois hoje é impossível a infecção pela transfusão de sangue contaminado, levando em consideração todos os processos que uma pessoa passa antes de ser doador de sangue além de todos os testes que são feitos com os componentes sanguíneos antes de serem transfundidos.

    IV. Outra forma de infecção pode ocorrer pela transfusão de sangue contaminado ou pelo compartilhamento de seringas e agulhas, principalmente no uso de drogas injetáveis

  • Letra C mesmo, certíssima!

  • LETRA C 

    ERRO  II. A Aids e a Sífilis também podem ser transmitidas da mãe infectada, sem tratamento, para o recém-nascido durante a gravidez, o parto e a amamentação. A SIFILIS = Não existe transmissão pelo leite materno.

    Sífilis congênita

    A sífilis congênita é uma doença sexualmente transmissível que tem importância para a grávida por que é transmitida para o bebê, sendo a que apresenta maiores taxas de transmissão.

    Transmissão

    A sífilis congênita é o resultado da transmissão através do sangue do Treponema pallidum, da gestante infectada não-tratada ou inadequadamente tratada para o seu filho, por via placentária. Esta transmissão pode ocorrer em qualquer fase da gestação.

    Quando a mulher adquire sífilis durante a gravidez, poderá haver infecção assintomática (não possui sintomas) ou sintomática nos recém-nascidos (RN). Mais de 50% das crianças infectadas são assintomáticas ao nascimento, com surgimento dos primeiros sintomas, geralmente, nos primeiros 3 meses de vida. Por isso, é muito importante a triagem sorológica da mãe na maternidade.

     

  • A sífilis não é transmitida pela amamentação.

  • Atenham-se ao que os cadernos do ministério da saúde dizem. Não importa a minha opnião ou até a realidade prática. Se eles dizem que transfusão é um modo de transmissão então é mesmo que isso seja raro hoje em dia.