SóProvas


ID
211825
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Antropologia
Assuntos

O modelo de trabalho de campo antropológico instituído por
Malinowski buscou unir o conhecimento teórico especializado à
experiência direta do "outro". A monografia etnográfica, como
forma de apresentação desse outro vivenciado em campo, tornou-se
o produto por excelência da antropologia acadêmica moderna. A
esse respeito, julgue o seguinte item.

A observação participante permite conhecer não só o esqueleto da vida tribal, mas a carne e o sangue, por meio da vivência dos imponderáveis da vida cotidiana.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

     

    "Imponderáveis é um termo originariamente utilizado por B. Malinowski quando analisa metaforicamente as etapas do trabalho de campo. Segundo o autor, para uma observação participante efetiva, o antropólogo precisa fazer um levantamento objetivo dos dados imediatos do local, como por exemplo, um mapa êmico e os dados demográficos, constituindo-se então o que Malinowski chama de “esqueleto”. Em seguida, o esqueleto precisa ser preenchido com “carne e sangue”, ou seja, acrescenta-se uma análise subjetiva sobre as ações práticas do cotidiano do nativo. Busca-se, por exemplo, investigar quais as regras da comunidade, como se comporta o nativo diante delas, as relações de autoridade, parentesco, entre outros. São essas ações da vida real que Malinowski se refere ao falar dos “imponderáveis da vida real”, ou seja, as atividades corriqueiras do nativo."

     

    Fonte: Os Imponderáveis da Etnografia Religiosa: Uma Análise Sobre o Trabalho Etnográfico no Campo da Religião.i ARLINDO DE SOUZA NETO POLYANNY LÍLIAN DO AMARAL