du: O comando "du" é utilizado para saber o espaço utilizado em disco, por pastas ou arquivos, de maneira rápida e fácil, diretamente no terminal
RPM: O RPM é um sistema de instalação de programas criado pela Red Hat. Voltado principalmente para instalação de pacotes.
EXEC: O comando exec executa comandos com o UID do servidor web.
TOUCH: O comando touch modifica a data e hora de acesso e modificação de arquivos. Você pode modificar tanto a hora de acesso quanto a hora de modificação dos arquivos, ou os dois ao mesmo tempo.
Legenda:
A - ano (é considerado a faixa de 1969-2068)
M - mês
D - dia
h - Hora
m - minutos
s - segundos
A - Errada: o comando du permite saber o espaço utilizado em disco, por pastas ou arquivos, de maneira rápida e fácil, diretamente no terminal.
B - Errada: o comando rpm aciona um gerenciador de pacotes, que facilita a instalação de pacotes binários, aplicando as regras de instalação e conferindo as dependências.
C - Errada: o comando exec é de uso muito específico, permitindo executar um comando externo sem criar novo processo. Permite ainda que sejam feitos redirecionamentos de entrada e saída no processo corrente antes de executar o comando externo, fazendo com que este comando seja executado com todos os redirecionamentos já aplicados.
D - Certa: o comando chmod (change mode) permite alterar permissões de arquivos e diretórios, atuando nas permissões do usuário, grupo e outros. Um exemplo de uso é chmod g+w arquivo.txt, onde o grupo ao qual este arquivo pertence passa a ter permissão de gravação no arquivo.
E - Errada: o comando touch modifica a data e a hora de acesso e modificação de arquivos. É possível alterar tanto a hora de acesso quanto a hora de modificação dos arquivos, ou ambos simultaneamente.