SóProvas


ID
2119060
Banca
FGV
Órgão
SEE-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

A respeito dos processos termodinâmicos a seguir, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) Em um processo adiabático de um gás ideal, a temperatura do gás se conserva constante, pois sem troca de calor não pode ocorrer variação de temperatura.

( ) Faz-se determinada massa de um gás ideal evoluir entre dois estados de equilíbrio termodinâmico. Tanto o trabalho W realizado pelo gás quanto a quantidade de calor Q, recebida pelo gás dependem do processo através do qual se deu a evolução entre os estados inicial e final de equilíbrio. Já a diferença Q - W é sempre a mesma, seja qual for o processo entre esses mesmos estados inicial e final.

( ) Deseja-se fazer a temperatura de determinada massa de um gás ideal sofrer um acréscimo ΔT cedendo-lhe calor. Para que a quantidade de calor cedida seja a menor possível, devemos aquecer o gás mantendo seu volume constante.

As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Realmente seria bom um comentário explicando melhor esta questão.

    Na alternativa 2 achei que o fato de o processo ser adiabático, isocórico ou cíclico influenciaria na diferença apresentada.

    Na alternativa 3 achei que a pressão deveria ser mantida constante, não o volume, para obter o maior rendimento possível.

  • 1° proposição:  FALSA

    Um sistema pode receber calor e não sofrer mudança na sua temperatura. Ex : líquido mudando de fase ou um gás ideal submetido a um processo isotérmico. 

    Proposição 2: VERDADEIRA 

    um sistema pode receber/perder calor de duas maneiras:  à pressão constante ou a volume constante. Esse mesmo sistema pode realizar/"sofrer" trabalho de duas maneiras: aumentando ou diminuindo seu volume. Por isso ambos dependem do processo. A diferença Q-W é justamente a variação de energia interna (restante de energia) e , para um gás ideal,  essa variação só depende da temperatura inicial e da temperatura final ( para um dado processo) não importando os processos ou etapas que o levaram a estas temperaturas (lembrar  ,por exemplo, dos processos cíclicos onde a variação de energia interna é sempre zero já que o gás sai de uma temperatura e volta pra essa mesma temperatura)

    Proposição 3 : VERDADEIRA 

    Os processos mais comuns são:  isotérmico,  isobarico,  isocórico e adiabático. Queremos que o gás ideal sofra um acréscimo de temperatura ao receber calor. Então não podemos usar nem o processo isotérmico ( T não muda ) nem o processo adiabático ( Q=0). Só nos restam os processos isocórico e isobárico. No processo isocórico o volume do gás não muda,  logo não há realização de trabalho . Então,  todo o calor recebido pelo gás é usado exclusivamente para variar sua temperatura (aumentar a energia interna). Já no processo isobárico o gás,  além de usar parte do calor para variar sua temperatura,  usa parte desse calor para realizar trabalho. Portanto , para que a quantidade de calor seja a menor possível o gás deve ser aquecido a volume constante. 

     

  • a segunda apenas seria verdadeita se fosse processo isotermico. assim a variaçao de energia interna seria constante