SóProvas


ID
211924
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Antropologia
Assuntos

Grande parte das preocupações teóricas contemporâneas da
antropologia diz respeito à possibilidade de superar dicotomias e
binarismos postulados pela antropologia clássica. Nesse contexto,
julgue o seguinte item.

Marshall Sahlins, com seu conceito de estrutura da conjuntura, propõe um tipo de análise que articule sincronia e diacronia, estrutura e evento.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: correto

     

    "Ao construir seu argumento em favor da inseparabilidade da reprodução e transformação cultural, Sahlins propõe o conceito de estrutura da conjuntura, importante à compreensão da mudança cultural. Forma como as culturas reagem a um evento, fazendo o contexto imediato dialogar com estruturas anteriores. Em sua definição seria (1987, p. 15): “a realização prática das categorias culturais em um contexto histórico específico, assim como se expressa nas ações motivadas dos agentes históricos, o que inclui a microssociologia de sua interação”. Adiante o autor complementa (1987, p. 160): “um conjunto de relações históricas que, enquanto reproduzem as categorias culturais, lhes dão novos valores retirados do contexto pragmático”. Conceito interposto entre evento e estrutura, a estrutura da conjuntura pode ser considerada uma noção mediadora entre a sincronia e a diacronia. O evento não existe sem o sistema simbólico: “É que a definição de um “algo-acontecido” como um evento, assim como suas consequências históricas específicas, tem de depender da estrutura em vigor” (SAHLINS, 2004, p. 322). Um acontecimento (um fenômeno) só se torna significativo quando seus efeitos históricos são acolhidos na cultura em questão, cuja maneira de acolhimento nunca é a única possível, haja vista ser o evento uma interpretação de algo acontecido e interpretações variam."

     

    Fonte: ESTRUTURA E EVENTO EM MARSHALL SAHLINS: CONTRIBUIÇÃO PARA ANÁLISE DA RESSIGNIFICAÇÃO DA DEFICIÊNCIA PELA ABORDAGEM SOCIAL