SóProvas


ID
2121388
Banca
MPE-PB
Órgão
MPE-PB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

É tipo de lesão produzida por ação cortante:

Alternativas
Comentários
  • As lesões incisas produzidas por instrumentos cortantes são:

    Esgorjamento - É a lesão na parte anterior ou lateral do pescoço produzida por instrumento cortante. Situa-se entre o osso heóide (abaixo da mandíbula) e a laringe. Sua profundidade é variável, podendo até chegar à coluna vertebral.

    Degolamento - É a lesão na parte posterior do pescoço (nuca) produzida por instrumento cortante e a morte se dá por hemorragia quando são atingidos vasos calibrosos ou pela secção da medula. As conseqüências jurídicas mais importantes são o homicídio e suicídio. Decaptação: cabeça separada do tronco.

  • Empalamento ou empalação (do latim palus, estaca ou mastro) é um método de tortura e execução que consistia na inserção de uma estaca pelo ânus, vagina, ou umbigo até a morte do torturado. A vítima, atravessada pela estaca, era deixada para morrer sentindo dores terríveis, agravadas pela sensação de sede.

    Espostejamento, mesmo que esquartejamento. Se uma pessoa é atropelada ou vitima de um artefato explosivo e partes de seu corpo é mutilada, separada, esfacelada.

     

     

  • A) INCORRETA- ESPOSTEJAMENTO—lesão cortocontusa que se apresenta pela multiplicidade de fragmentos irregulares do corpo- ex: acidente aéreo.

    B) INCORRETA –VITRIOLAGEM- arremesso de acido sulfúrico contra a vítima, objetivando causar-lhe deformidade. Trata-se de uma energia de ordem química cáustica (ação externa).

    C) CORRETA –ESGORJAMENTO- “gorge" em francês significa garganta. Trata-se de uma ferida longitudinal na parte anterior do pescoço, proveniente de lesão cortante.

    D) INCORRETA –EMPALAMENTO- Trata-se de uma lesão produzida por ação contundente." Essa forma especial de encravamento caracteriza-se pela penetração de um objeto de grande eixo longitudinal, na maioria das vezes consistente e delgado, no ânus ou na região perineal. As lesões são sempre múltiplas e variadas, sua profundidade varia de acordo com o impacto e as dimensões do objeto contusivo". FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015, p.246.

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA C
  • Acrescentando:

    Esquartejamento - ato de dividir o corpo em partes (quartos), por amputação ou desarticulação.

    Decapitação - se traduz pela separação da cabeça do corpo e pode ser oriunda de outras formas além de ação cortante.

  • GAB: LETRA C (Esgorjamento)

    Vitriolagem: O crime de vitriolagem é aquele perpetrado mediante arremesso de cáusticos, como por exemplo, de ácido sulfúrico contra a vítima, com o objetivo de lhe causar lesões corporais deformantes da pele e dos tecidos subjacentes. O surgimento do nome é em virtude de como é conhecido o ácido sulfúrico, também chamado de óleo de vitríolo.

  • Degolamento = Lembrar da GOLA da camisa, fica atrás do pescoço.

  • ESGORJAMENTO = região anterior, lateral ou anterolateral do pescoço. (esgorja = garganta).

    DEGOLAMENTO = região posterior do pescoço (nuca) . Lembra da gola da blusa, que fica atrás.

     DECAPITAÇÃO = ocorre quando corta toda a cabeça. Separação total da cabeça e corpo.  

    ESQUARTEJAMENTO: Separação do corpo em quatro partes. 

    ESPOSTEJAMENTO: Separação do corpo em diversas partes. 

  • Gorge" = garganta (em francês).

  • Não entendi bem... Esportejamento e esgojamento são causadas por intrumentos cortantes