-
Todo processo em que um gás parte de um estado de equilíbrio termodinâmico e a ele retorna é, necessariamente, reversível. (faltou a palavra espontaneamente).
O gás tem que voltar espontaneamente.
A enegia do universo é constante e é afirmado pela primeira lei da termodinâmica, e já a segunda lei fala da desordem, ou seja a desordem do universo está aumentanto e portanto a sua entropia tambem.
-
Estou confusa quanto ao gabarito. Pensei que fosse:
(F) Todo processo em que um gás parte de um estado de equilíbrio termodinâmico e a ele retorna é, necessariamente, reversível.
(F ) A variação da entropia de um gás que evolui de um estado de equilíbrio termodinâmico para outro, é a mesma, quer o processo tenha sido reversível ou irreversível. (variação da entropia em processos reversíveis = zero, enquanto em processos irreversíveis é > zero)
(F ) A 2ª Lei da Termodinâmica afirma que a energia do Universo é constante.
-
Mayanne, a entropia só depende dos estados final e inicial e não do processo.
-
A segundo afirmativa está incorreta, pois entropia é uma função de estado depende só do estado inicial e final do gás e não da sua trajetória ou forma como chegou no outro estado.
-
A resposta do Anderson está incorreta. A definição de processo reversível também inclui a necessidade da vizinhança do sistema também voltar ao estado inicial. Não basta somente o próprio sistema voltar ao seu estado inicial.
Definição tirada do livro Heat and Thermodynamics:
" a reversible process is one that is performed in
such a way that, at the conclusion of the process, both the system and the local
surroundings may be restored to their initial states without producing any
changes in the rest of the universe. "