COMPETÊNCIA: os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento. Pressupõe a simultaneidade da confrontação de despesas e receitas correlatas, ou seja, só são reconhecidos quando ocorrer sua realização.
PRUDÊNCIA: adoção do menor valor para os componentes do ativo e maior valor para os componentes do passivo, ou seja, deve-se procurar o resultado do menor patrimônio líquido.
ENTIDADE: reconhece o Patrimônio da empresa como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia deste patrimônio e a necessidade da separação do patrimônio empresarial do patrimônio particular dos seus sócios, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos.
OPORTUNIDADE: elucida a mensuração dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas. Isto quer dizer que, toda informação incorporada à contabilidade da empresa deve ser feita de imediato ao período em que ocorreu, e na extensão e valores corretos, independentemente do fato que a originou.