SóProvas


ID
212476
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Julgue os próximos itens relativos a hidráulica.

Em um circuito hidráulico, a chaminé de equilíbrio é um componente que visa manter o nível do reservatório de abastecimento do circuito de projeto, caso ocorram vazamentos.

Alternativas
Comentários
  • Chaminés de equilíbrio

    As chaminés de equilíbrio, ou stand pipes, são dispositivos que atuam, ao mesmo tempo, na proteção contra as depressões e contra as sobrepressões, visto que possibilitam a oscilação em massa da água entre a chaminé e o reservatório de descarga, evitando-se, neste trecho, a ocorrência de variações elevadas de pressões.

    Com a parada do grupo motobomba, e conseqüente redução da pressão na tubulação, o nível da água na chaminé (localizada próxima da válvula de retenção) desce, alimentando a linha de recalque, reduzindo a variação da vazão, e, com isto, reduzindo o valor da depressão. Em seguida, com a inversão do fluxo e fechamento da válvula de retenção, o nível da água sobe, transformando a energia cinética em potencial, e, assim, reduzindo o valor da sobrepressão.

    Desta forma, com o afluxo e oscilação da água na chaminé, os efeitos do golpe de aríete entre esta e o reservatório são evitados. Portanto a chaminé de equilíbrio deverá estar tão próxima quanto possível da válvula de retenção. Deverá também ter tamanho adequado para não extravasar, a não ser que conte com vertedouro, e nem esvaziar para não permitir a entrada de ar na tubulação.

    fonte: 
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Golpe_de_ar%C3%ADete

  • Chaminé de equilíbrio: estrutura destinada a amortecer as ondas de subpressão e sobrepressão resultantes de um eventual regime transitório em uma tubulação, atuando como reservatório intermediário de nível variável em consequência do regime transitório atuante;

    Prepare-se para a GLÓRIA!!!

  • CHAMINÉ DE EQUILÍBRIO (STAND-PIPES)

    Consiste em uma tubulação vertical, aberta para a atmosfera, de tal maneira a permitir a oscilação do nível da água.

     Por conseguinte, a altura da chaminé de equilíbrio é dependente do nível piezométrico, levando a emprega-la quando a altura geométrica é reduzida, ou então, posicioná-la em condição topográfica mais favorável.

    Como as chaminés de equilíbrio se situam, normalmente, em pnotos intermediários da adutora de recalque, as ondas de pressão são refletidas + rapidamente e uma manobra antes considerada rápida, vira manobra lenta

    “OBJETIVA EVITAR QUE A LP CORTE A TUBULAÇÃO”

    NBR 12215 – Estrutura destinada a amortecer as ondas de subpressão e sobrepressão resultantes de um eventual regime transitório em uma tubulação, atuando como reservatório intermediário de nível variável em consequência do regime transitório atuante.