SóProvas


ID
212551
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A estocagem e a recuperação de granéis em pilhas de estocagem podem ser feitas por meio de equipamentos especiais de dupla função (empilhadeiras e recuperadoras), também denominados stacker-reclaimers.

Alternativas
Comentários
  • Equipamentos de Granéis Sólidos:

    De um modo geral, os granéis sólidos são movimentados através de instalações especializadas (automatizadas ou mecanizadas), ou seja, sem o auxílio de mão-de-obra braçal, mas apenas de operadores especializados na operação dos equipamentos. As principais instalações de movimentação de granéis sólidos são:

    Torres de sucção pneumática (descarga) – sobre trilhos, utilizados na descarga de cereais, capacidade de até 500 t/h.

    Sugadores móveis (descarga) – pequeno porte, sobre pneus,capacidade em torno de 60 t/h.

    Sugadores flutuantes (descarga) - atuam a contrabordo de navios fundeados ao largo ou nas bacias portuárias.

    Stacker-reclaimers - equipamentos especiais de dupla função (empilhadeiras e recuperadoras) usados na estocagem e recuperação de granéis em pilhas de estocagem.

    Descarregador de navios ou inloader (descarga) – pórtico, de grande porte, sobre trilhos, recuperam o granel sólido no porão do navio, iça-o e o despeja em uma moega na própria estrutura, e daí até sistema de correias transportadoras. Utilizados para minério de ferro, carvão, fertilizantes, etc. Capacidade até 2.000 t/h.

    Carregador de navios ou shiploader (embarque) - pórtico, de grande porte, sobre trilhos, embarca e estiva o granel, oriundo das instalações portuárias, no porão do navio. Capacidade até 32.000 t/h, no caso de minério de ferro.

    Guindastes elétricos convencionais - equipamentos motores, não pertencentes às instalações especializadas. Capacidade entre 1.5 a 50 t/porão/h.

    Equipamentos de Granéis Líquidos

    A exemplo dos granéis sólidos, os granéis líquidos, de um modo geral, também são movimentados através de instalações especializadas. Dentre elas, destacamos:

    Braços de carga – equipamentos que conectam os mangotes procedentes dos tanques dos navios graneleiros líquidos ao sistema de tubulações ou pipelines que conduz o granel líquido até a instalação onde será estocado. Capacidade até 1.000 t/h.

    Sistema de mangote – difere do anterior apenas pela ligação entre o navio e as tubulações. Capacidade até 500 t/h.

    Sistema de carga/descarga de caminhão tanque diretamentepara o navio – com auxílio de mangotes e bombas do caminhão. Capacidade até 50 t/h.