SóProvas


ID
2125660
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IFN-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Tomando por base a estrutura conceitual básica da Contabilidade (Resolução Nº 1.374/11 do Conselho Federal de Contabilidade), em relação os conceitos de manutenção de capital e determinação do lucro, é incorreto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra C

     

    Letra A - Correta  - Resolucão CFC 1.374 - item 4.59 -(a)    Manutenção do capital financeiro. De acordo com esse conceito, o lucro é considedrado auferido somente se o montante financeiro (ou dinheiro) dos ativos líquidos no fim do período exceder o seu montante financeiro (ou dinheiro) no começo do período, depois de excluídas quaisquer distribuições aos proprietários e seus aportes de capital durante o período. A manutenção do capital financeiro pode ser medida em qualquer unidade monetária nominal ou em unidades de poder aquisitivo constante.

     

    Letra B - Correta - Resolucão CFC 1.374 - item 4.59 - (b)    Manutenção do capital físico. De acordo com esse conceito, o lucro é considerado auferido somente se a capacidade física produtiva (ou capacidade operacional) da entidade (ou os recursos ou fundos necessários para atingir essa capacidade) no fim do período exceder a capacidade física produtiva no início do período, depois de excluídas quaisquer distribuições aos proprietários e seus aportes de capital durante o período.

     

    Letra C - ERRADA - Resolucão CFC 1.374 - item 4.61 - O conceito de manutenção do capital físico requer a adoção do custo corrente  como base de mensuração. O conceito de manutenção do capital financeiro, entretanto, não requer o uso de uma base específica de mensuração. A escolha da base conforme este conceito depende do tipo de capital financeiro que a entidade está procurando manter.

     

    Letra D - Correta - Resolucão CFC 1.374 - item 4.62 A principal diferença entre os dois conceitos de manutenção de capital está no tratamento dos efeitos das mudanças nos preços dos ativos e passivos da entidade. Em termos gerais, a entidade terá mantido seu capital se ela tiver tanto capital no fim do período como tinha no início, computados os efeitos das distribuições aos proprietários e seus aportes para o capital durante esse período. Qualquer valor além daquele necessário para manter o capital do início do período é lucro.

     

    Bons estudos a todos.

  • 4.60. O conceito de manutenção de capital está relacionado com a
    forma pela qual a entidade define o capital que ela procura manter. Ele
    representa um elo entre os conceitos de capital e os conceitos de lucro,
    pois fornece um ponto de referência para medição do lucro; é uma condição
    essencial para distinção entre o retorno sobre o capital da entidade e a
    recuperação do capital; somente os ingressos de ativos que excedam os
    montantes necessários para manutenção do capital podem ser considerados
    como lucro e, portanto, como retorno sobre o capital. Portanto, o lucro é o
    montante remanescente depois que as despesas (inclusive os ajustes de
    manutenção do capital, quando for apropriado) tiverem sido deduzidas do
    resultado. Se as despesas excederem as receitas, o montante residual será um
    prejuízo.

  • O conceito de manutenção de capital físico requer a adoção do custo corrente como base me mensuração. Já o conceito para manutenção de capital financeiro, não requer o uso de uma base especifica de mensuração. A escolha da base conforme a estrutura conceitual depende do tipo de capital financeiro que a entidade esta procurando manter.