-
Gabarito: Letra B.
Atente-se ao que está escrito na questão: "a área em que se encontra um paciente internado após uma cirurgia traumatológica".
De acordo com a Segurança do paciente em serviços de saúde: limpeza e desinfecção de superfícies.ANVISA
� Áreas semicríticas: são todos os compartimentos ocupados por pacientes com doenças infecciosas de baixa transmissibilidade e doenças não infecciosas.
São exemplos desse tipo de área: enfermarias e apartamentos, ambulatórios, banheiros, posto de enfermagem, elevador e corredores.
De acordo com Segurança do paciente em serviços de saúde: limpeza e desinfecção de superfícies.Brasília-DF.2012
Quadro 3 – Frequência de limpeza concorrente.
CLASSIFICAÇÃO DAS ÁREAS FREQUÊNCIA MÍNIMA
Áreas críticas 3x por dia; data e horário preestabelecido e sempre que necessário.
Áreas não-críticas 1x por dia; data e horário preestabelecido e sempre que necessário.
Áreas semicríticas 2x por dia; data e horário preestabelecido e sempre que necessário.
Áreas comuns 1x por dia; data e horário preestabelecido e sempre que necessário.
Áreas externas 2x por dia; data e horário preestabelecido e sempre que necessário.
-
Áreas críticas: são os ambientes onde existe risco aumentado de transmissão de infecção, onde se realizam procedimentos de risco, com ou sem pacientes ou onde se encontram pacientes imunodeprimidos. São exemplos desse tipo de área: Centro Cirúrgico (CC), Centro Obstétrico (CO), Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Unidade de Diálise, Laboratório de Análises Clínicas, Banco de Sangue, Setor de Hemodinâmica, Unidade de Transplante, Unidade de Queimados, Unidades de Isolamento, Berçário de Alto Risco, Central de Material e Esterilização (CME), Lactário, Serviço de Nutrição e Dietética (SND), Farmácia e Área suja da Lavanderia.
Áreas semicríticas: são todos os compartimentos ocupados por pacientes com doenças infecciosas de baixa transmissibilidade e doenças não infecciosas. São exemplos desse tipo de área: enfermarias e apartamentos, ambulatórios, banheiros, posto de enfermagem, elevador e corredores.
Áreas não-críticas: são todos os demais compartimentos dos estabelecimentos assistenciais de saúde não ocupados por pacientes e onde não se realizam procedimentos de risco. São exemplos desse tipo de área: vestiário, copa, áreas administrativas, almoxarifados, secretaria, sala de costura.
https://www20.anvisa.gov.br/segurancadopaciente/index.php/publicacoes/item/seguranca-do-paciente-em-servicos-de-saude-limpeza-e-desinfeccao-de-superficies
-
pra min uma questão mal formulada, pq e se o paciente estivesse internado na uti apos a cirurgia traumatológica? a resposta não seria a letra B semi-critica.