SóProvas


ID
2125846
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Posição cirúrgica é aquela em que é colocado o paciente, após ser anestesiado, para ser submetido a um procedimento cirúrgico. Posicionar o paciente é uma atividade que exige destreza, força e habilidade, visando evitar complicações. Levando-se em consideração esse contexto, qual é a afirmativa correta sobre o posicionamento do paciente no período operatório?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra B.

     

    a) Errada.

    Posição de Sims ou Decúbito Lateral: Utilizada em exame retal, lavagem intestinal e clister. O paciente deve estar em decúbito lateral esquerdo com a perna direita flexionada sobre a esquerda. Deve-se expor somente a parte a ser examinada.

     

    b) Correta.

     

    c) Errada.

    Posição de Jakkniff: Usada em exames proctológicos e tratamentos retais. Deve ser feita em mesa apropriada. O paciente está em decúbito ventral, com a cabeça ligeiramente mais baixa que a região lombar e os membros inferiores formando um ângulo reto.

     

    d) Errada.

    Decúbito Dorsal: adequada para exames de tórax anterior, abdômen e extremidades. O paciente deita de costas, sem travesseiro, com pernas estendidas ou flexionadas ligeiramente para relaxamento do músculos abdominais. Os braços podem ficar cruzados sobre o peito ou estendidos ao longo do corpo.

     

    É uma das posições mais assumidas pelos pacientes hospitalizados.

     

    Afim de promover conforto ao paciente e conseguir um bom alinhamento do corpo são utilizados travesseiros, almofadas e rolos, para dar apoio ao paciente, evitar as posições viciosas dos pés e mãos e preservar a posição anatômica do corpo.

  • As posições:

    Posição dorsal (ou supina): é aquela em que o paciente se encontra deitado de costas, com as pernas estendidas e os braços estendidos e apoiados em talas. O dorso do paciente e a coluna vertebral estão repousando na superfície do colchão da mesa cirúrgica. Ex: cesariana.

     

    Posição ventral (ou prona): o paciente fica deitado de abdome para baixo, com os braços estendidos para frente e apoiados em talas. O sistema respiratório fica mais vulnerável na posição de decúbito ventral. Ex: cirurgias da coluna, hérnia de disco.

     

    Posição lateral (ou de Sims): o paciente permanece em decúbito lateral, esquerdo ou direito, com a perna que está do lado de cima flexionada, afastada e apoiada na superfície de repouso. Ex: cirurgias renais, de reto, lobotomia.

     

    Posição de litotomia (ou ginecológica): o paciente permanece em decúbito dorsal, com as pernas flexionadas, afastadas e apoiadas em perneiras acolchoadas, e os braços estendidos e apoiados. Ex: histerectomia.

     

    Posição de Trendelemburg: é uma variação da posição de decúbito dorsal onde a parte superior do dorso é abaixada e os pés são elevados. Mantém as alças intestinais na parte superior da cavidade abdominal. Ex: cirurgias de órgãos pélvicos, laparotomia de abdome inferior.

     

    Posição de Fowler (ou sentada): o paciente permanece semi-sentado na mesa de operação. Posição utilizada para conforto do paciente quando há dispneiaEx: dreno de tórax.

     

    Posição de canivete (ou de Kraske): o paciente se encontra em decúbito ventral, com as coxas e pernas para fora da mesa e o tórax sobre a mesa, a qual está levemente inclinada no sentido oposto das pernas, e os braços estendidos e apoiados em talas. Ex: hemorroidectomia.