SóProvas


ID
2125849
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O paciente na Sala de Recuperação Anestésica (SRA) pode apresentar desconfortos, considerados como “situações esperadas que podem ocorrer no período pós-operatório de acordo com o tipo de intervenção anestésico-cirúrgica e situações decorrentes de interações farmacológicas entre fármacos ministrados, nível de ansiedade pré-operatória e tempo cirúrgico”. São considerados alguns desconfortos a dor, a taquicardia sinusal, a hipotensão arterial e a hipertermia. Sobre esses desconfortos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Dor é uma experiência única e pessoal. Não há linguagem padrão para descrições de dor, variando dentro de uma mesma família ou grupo cultural. Ou seja, existem escala para auxiliar na avaliação da dor, mas ela não é a única ferramenta. Alem disso, ador deve ser evitada, ou seja, sempre que necessário um esquema de analgesia deve estar prescrito de forma racional.

    A taquicardia sinusal aumenta a frequencia cardíaca mas não leva a alterações no tracado do ECG somente na frequência.

    A hipotensão pós-operatória é atribuída a uma redução da pré-carga, à contractilidade do miocárdio e à resistência vascular sistêmica. Em caso de hipotensão deve-se administrar oxigênio ou aumentar o fluxo do mesmo; colocar o paciente em Trendelenburg, (caso esta posição não seja contra-indicada pela cirurgia), ou elevar as pernas do mesmo acima do nível do coração; aumentar a velocidade das soluções intravenosas; notificar o intensivista; administrar a medicação ou o volume líquido adicional, como prescrito; monitorizar e avaliar continuamente sinais e sintomas, registrando as alterações.

    Os cuidados de enfermagem para hipertermia são: controle rigoroso de temperatura. Aplicar compressas mornas (nunca fria devido ao risco de vasoconstricção súbita). Estimular a ingesta de líquidos (oferta de soro oral). Orientar, auxiliar e supervisionar banho com água morna. Atentar para o risco de crise convulsiva (crianças menores de 5 anos, principalmente lactentes). Observar diurese (quantidade, aspecto e cor). Diminuir a quantidade de roupas. Proporcionar repouso. Realizar balanço hídrico e hidroeletrolítico.  Administrar medicação prescrita. Registrar sinais vitais. Registrar no prontuário as condutas de enfermagem prestadas.

    Resposta D


    Bibliografia

    http://apps.cofen.gov.br/cbcenf/sistemainscricoes/arquivosTrabalhos/I71402.E15.T14230.D10AP.pdf

    Brunner LS, Suddarth DS. Tratado de Enfermagem: Médico-Cirúrgica.  Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Diretoria Técnica de Gestão. Dengue : manual de enfermagem – adulto e criança / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigi- lância em Saúde, Diretoria Técnica de Gestão. – Brasília : Ministério da Saúde, 2008.

    Brasil. Ministério da Saúde.  Instituto Nacional de Câncer. Cuidados paliativos oncológicos: controle da dor. - Rio de Janeiro: INCA, 2001.
  • Gab D,

     

    Frente a uma situação de hipertermia, deve-se fazer compressas frias na região de grandes vasos, manter o paciente sem mantas de aquecimento, avaliar alterações na frequência e ritmo cardíaco, administrar soluções em temperatura ambiente e administrar antitérmicos e antibióticos conforme prescrição médica.