10.5 -SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DESENERGIZADAS
10.5.1 Somente serão consideradas desenergizadas as instalações elétricas liberadas para trabalho, mediante os procedimentos apropriados, obedecidas a seqüência abaixo:
a) seccionamento;
É a interrupção por abertura do circuito elétrico através de dispositivos específicos. A abertura deve ser visível para quem realiza a manobra, seja pela distância de abertura dos contatos (chaves seccionadoras) ou pela indicação clara da posição desligada. A norma estabelece o uso de cores indicando a posição dos dispositivos de manobra – D (desligado) Verde – L (ligado) Vermelho.
b) impedimento de reenergização;
Também conhecido por bloqueio é a condição que garante a não energização do circuito através de recursos e procedimentos apropriados sob controle dos trabalhadores envolvidos nos serviços. São chaves, cadeados e bloqueadores, utilizados de forma a impedir o fechamento do circuito num momento em que as atividades ainda não tenham sido completadas.
c) constatação da ausência de tensão;
Existe a necessidade de utilizar equipamentos específicos e adequados ao tipo de instalação ou circuito. É o caso de detectores de tensão por aproximação ou contato que devem obedecer ao nível de tensão dos circuitos e precisam ser testados antes de sua utilização.
d) instalação de aterramento temporário com equipotencialização dos condutoresdos circuitos;
e) proteção dos elementos energizados existentes na zona controlada (Anexo I);
Visa adequar as regras de segurança onde existam circuitos energizados nas proximidades dos circuitos sob manutenção. Assim, é necessária a interposição de obstáculos isolantes que não permitam contatos acidentais. Cobertores, mantas isolantes, lençóis isolantes colocados sobre os condutores energizados ou com anteparos isolantes colocados verticalmente.
f) instalação da sinalização de impedimento de reenergização.
Instalação de etiquetas que, alem de sinalizarem o bloqueio indicam que está trabalhando no circuito. (Placas e adesivos). O conjunto bloqueio e sinalização lockout & tag out que significa bloquear e etiquetar.
Não existe nada mais seguro, quando se fala em eletricidade, do que garantir a desenergização do circuito sob manutenção.
fonte: http://abracopel.org/wp-content/uploads/2013/08/NR-10-comentada.pdf