SóProvas


ID
2128261
Banca
FGV
Órgão
COMPESA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Uma sociedade empresária prestadora de serviços possuía 60 computadores. No processo de auditoria externa foi verificado que 15% destes computadores estavam danificados, sendo impossível sua utilização.
Assinale a opção que indica o posicionamento contábil correto do auditor frente a essa situação.

Alternativas
Comentários
  • Determinar que os computadores danificados sejam baixados do ativo da empresa em seu balanço patrimonial, com contrapartida no resultado operacional.

     

    Alternativa A.

    Vamos botar o capacete. O bicho está pegando na ALERJ.

  • Desde quando auditor externo determina alguma coisa dentro da empresa auditada?

     

    Alternativas A, B e D - ERRADAS - Todas as alternativas que possuem o termo "determinar" estão incorretas;

     

    Alternativa C - ERRADA - O Auditor externo também não elabora Demonstração Contábil, por isso  não pode inserir notas explicativas do BP;

     

    Alternativa E - ERRADA - O Auditor Externo é independente, logo ele não depente da direção da empresa para tomar suas decisões.

     

    Logo, a questão é passível de anulação.

     

    No entanto, na hora da prova, por serem absurdas todas as alternativas, seria necessário abrir concessões ao exposto na questão, portanto, o mais razoável a fazer, ao invés de brigar com o fiscal da prova, seria considerar aceitável o termo "Determinar" como sendo apenas um equívoco linguístico da banca. A partir daí, vale o comentário do colega Clayton Castro para a alternativa A.

     

    A proposta da alternativa D equivale a "esconder a sujeira embaixo do tapete" e acredito que dispense maiores explicações.

     

    Alternativa B - resultado financeiro provém de aplicações e transações financeiras diversas. Isso não se encaixa com o atriuto físico de ativo com defeito.

     

  • Concordo com você alexandre.

  • Estou observando várias questões enfatisando que o auditor Determina algo, aparentemente é uma tedência senhores, fiquem ligados, já vi na FCC, agora na FGV. Estranho, mas todas com gabarito correto.

  • Fiquei em dúvida entre A e E. Alguém teria alguma fundamentação nas normas? Abs

  • Segundo O CPC 27, o valor contábil de um item do ativo imobilizado deve ser baixado:

    (a) por ocasião de sua alienação; ou

    (b) quando não há expectativa de benefícios econômicos futuros com a sua utilização ou alienação.

    Com isso, conclui-se que os computadores danificados, de impossível utilização, devem ser baixados (bem como as respectivas depreciações acumuladas). A contrapartida da baixa do item deve ser reconhecida no resultado quando o item é baixado, como “Outras Despesas”.

    Com isso, correta a alternativa A.

  • Quando me lembro da primeira aulinha de Auditoria... "o auditor é aquele que ouve!"

    ...

    Afff....

  • GAB A

    GRAN, Gabriela Stabile

    Para que um ativo seja incorporado às demonstrações contábeis de uma empresa é necessário que satisfaça alguns critérios, como: ser provável que benefícios econômicos associados ao item fluam para ou da entidade e tenham custo ou valor que possa ser medido e expresso em base confiável.

    No caso da questão, os 9 computadores (15% de 60) estavam danificados, sendo impossível sua utilização. Portanto, o posicionamento a ser adotado pelo auditor é que os computadores danificados sejam baixados do ativo da empresa em seu balanço patrimonial, com contrapartida no resultado operacional (despesa), por não cumprirem mais os critérios exigidos para seu reconhecimento no ativo da empresa.

    Bons estudos.

  • Resolução: A FGV tem gostado de utilizar a palavra “determinar”. É preciso ter cuidado com a devida interpretação deste termo, pois o auditor não tem poder coercitivo ou poder de fazer valer sua interpretação ou exigir autoaplicação destas conclusões etc. Faça sempre uma avaliação sobre qual o real sentido de “determinar”, se é equivalente a “concluir”, por exemplo. O auditor pode determinar contabilmente que o valor é X, entretanto, o ajuste é feito necessariamente pela Administração ( faz se quiser!).

    Neste caso, a conta computadores está superavaliada, será preciso ajustar seu valor para baixo, de modo a refletir o real capacidade destes ativos. Assim, a contrapartida deste ajuste é C – Ativo e D – Despesas. Qual despesa? Como é item ligado às operações, trata-se de uma despesa operacional.

    Resposta: A