SóProvas


ID
212890
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos ao gerenciamento de conflitos nas organizações.

Em situações vitais para o bem-estar da organização, a competição é a estratégia mais adequada para o gerenciamento de conflito no caso de uma das partes saber que está com razão.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    "Em situações vitais, situações de emergência, o estilo mais diretivo e competitivo será o estilo mais adequado, pois prescinde de elucidações. Necessita, mesmo, é de ação."Professora Cristiana Duran

  • Duas justificativas para essa questão:

    Essa questão trata de gestão de conflitos: competição é o estilo em que a pessoa impõe o seu interesse, o negócio é "ganhar". De acordo com a apostila da Profª Duran "é utilizado quando ação pronta e decisiva deve ser rapidamente imposta durante uma emergência, e se torna indispensável". Logo, em situações determinadas, em especial nas situações vitais, a competição, em virtude da emergência, é a melhor saída. 

    O estilo competitivo, quando estamos diante de uma situação vital para a organização, é o mais adequado porque há compressão de tempo e a 
    afirmação já impõe que a parte sabe que tem razão.
  • No caso, "situações vitais para o bem estar da organização" relaciona-se a situações emergenciais, onde a tomada de decisão tem que ser feita de forma rápida e decisiva. Para esses tipos de situações, a técnica de gestão de conflitos mais indicada é o COMANDO AUTORITÁRIO, também chamado de COMPETIÇÃO (o que pode ter causado confusão na questão), onde a situação requer uma decisão mais impositiva, algo mais assertivo, sem tempo para maiores explicações, o que gera um conflito do tipo PERDE-GANHA, que não está resolvido, sendo ideal o esclarecimento posterior para sanar o conflito. 

    São técnicas de Gestão de Conflitos:

    COMPETIÇÃO/COMANDO AUTORITÁRIO (perde/ganha): explanado acima.

    SUAVIZAÇÃO/ACOMODAÇÃO (perde/ganha): uma das partes está tão inflexível, que a outra cede; o conflito não acabou, mas a técnica é eficaz para o momento;

    EVITAÇÃO/FUGA (perde/perde): ambos evitam o conflito, que continua instaurado; evadir-se para não ter que resolver;

    COLABORAÇÃO/SOLUÇÃO DE PROBLEMAS (ganha/ganha): cada um abre mão um pouco dos seus interesses para chegar a um objetivo comum; todos saem ganhando.

    Fonte: aulas prof. Katia Li, Vestconcursos.
  • Existem diversas formas de lidar com os conflitos, desde encará-lo abertamente até negar sua existência. Vejamos alguns estilos de gestão de conflitos e suas características:
    • Competição: busca satisfação dos interesses, independentemente do impacto que isto possa causar na outra parte envolvida; tenta convencer a outra parte de que sua conclusão está correta e a dela está equivocada; leva a outra parte a aceitar a culpa por um problema qualquer. (GANHA - PERDE!)
    • Colaboração: contempla os interesses das partes envolvidas no conflito; busca um resultado benéfico para todas as partes envolvidas. (GANHA - GANHA!)
    • Evitação: trata-se de estilo considerado não-assertivo e nãocooperativo; evita todo e qualquer envolvimento com o conflito, chegando a negar sua existência e o contato com as pessoas que podem causá-lo. (PERDE - PERDE!)
    • Acomodação: trata-se de estilo considerado não-assertivo e cooperativo; a parte que utiliza este estilo tende a apaziguar a situação, chegando a colocar as necessidades e interesses da outra parte acima dos seus. (GANHA - PERDE!)
    • Compromisso: Este estilo encontra-se no padrão médio de assertividade e cooperação, em que uma das partes envolvidas no conflito desiste de alguns pontos ou itens, levando a distribuir os resultados entre ambas as partes. (GANHA - GANHA!)


    Fonte: PontodosConcursos. TSE. Flávio Pompêo. Graça e paz.
    Bons estudos!
  • O Estilo competitivo é assertivo ao impor seu interesse e é utilizado quando uma ação pronta e decisiva deve ser rapidamente imposta durante uma emergência, e se torna indispensável. Aqui o negócio é ganhar.

    Professora Cristiana Duran
  • que questão chata! não acho que a competição seja o melhor..já que sempre alguém perde. não acho que seja melhor em nenuma hipótese...afinal o objetivo não deveria ser todos ganharem? o objetivo não deveria todos ficarem satisfeitos em vez de só um?

  • tb não concordo com esta posição.

  • Nunca concordo com o Marcos Reinaldo, ele sempre arruma justificativas para questões absurdas como esta!

  • O estilo competitivo/impositivo:


    O comando autoritário na busca de forte assertividade para impor o próprio interesse, sendo utilizado quando uma ação decisiva deve ser rapidamente imposta em situações importantes ou que necessitam de dominação. Geralmente, cria um conflito do tipo ganhar-perder, sendo que uma das partes sai ganhando à custa da outra.


    Andréia Ribas, 2013.

  • Administração é uma ciência vista por ter bastante assuntos decorativos. Então, é necessário esmiuçarmos de tal forma que afaste a necessidade de ficar decorando conceitos e nomes. Vejamos aqui, para quem entende o que acontece com os cinco estilos de gestão de conflitos, facilmente irá identificar que a assertiva está correta. A questão cobra o estilo "competição", que nada mais é a necessidade de impor a nossa vontade ao outro, visão puramente individual, nada importa o que o grupo entende. Quando a gente tem certeza que está com a razão, nada mais normal que querermos, indubitavelmente, querer impor essa certeza aos demais, fazer eles perceber que eu estou com a razão, o que eu penso está correto! Pronto, questão para mim fácil! Agora, para quem faz da Administração uma ciência social do decorar, certamente poderá errar essa questão. Administração não se decora, decorou, a chance de errar é imensa.

  • Se eu tô com a razão eu luto até o fim!

     

    Gab.: CERTO!

  • Justificar depois que sabe-se a respostas é facil demais, principalmente em administração.

  • Em situações vitais, ou seja, emergênciais. para o bem-estar  das organizações a competição é a estretégia + adequada na hora dos conflitos, pois e rápido e decisiva nos setores da empresa. é o  chamado de ganha e perde. como o amigo thiago citou.

    ==> Se eu tô com a razão eu luto até o fim!

     

     

  • ITEM = CERTO

     

    COMPETIÇÃO OU COMANDO AUTORITÁRIO (THOMAS) 

     

    TRATA-SE DE UMA ESTRATÉGIA CUJO FOCO ESTÁ (NOS PRÓPRIOS INTERESSES DO INDIVÍDUO), QUE BUSCA GANHAR NO CONFLITO ENQUANTO A OUTRA PESSOA PERDE.

     

    É UMA ATITUDE ADOTADA PARA CONFRONTAR E DOMINAR A OUTRA PARTE, ESPECIALMENTE QUANDO A PARTE QUE DECIDE PELA COMPETIÇÃO POSSUI AUTORIDADE SOBRE A OUTRA. GERALMENTE NÃO RESOLVE A SITUAÇÃO EM DEFINITIVO, MAS É APROPRIADO EM SITUAÇÕES EMERGENCIAIS NAS QUAIS O CONFLITO DEVE SER RESOLVIDO RAPIDAMENTE E UMA DAS PARTES CLARAMENTE POSSUI A RAZÃO.

     

     

  • Em situações vitais para a organização, situações de emergência, o estilo mais diretivo e competitivo será o estilo mais adequado, pois prescinde de elucubrações. Necessita, de fato, de ações imediatas.

  • Fazendo questões deste assunto, tenho a impressão de que meus resumos ensinam exatamente o contrário do que é a GESTAO DE CONFLITOS, por vezes já ouvi que não há o melhor método ou a melhor abordagem...

  • O problema é que todo mundo acha que está com a razão