SóProvas


ID
212893
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos ao gerenciamento de conflitos nas organizações.

Denomina-se abordagem processual a estratégia de resolução de conflito embasada na modificação das condições antecedentes desse conflito.

Alternativas
Comentários
  •  Conforme Chiavenato (2004, pg. 232) a Abordagem processual modifica o processo de conflito, em seu episódio. (As condições antecedentes, a percepção do conflito, o comportamento de conflito das partes, a resolução e o resultado formam o processo de conflito), sendo o episódio de conflito seu núcleo, onde as partes interagem conflitivamente. O processo de conflito envolve as condições antecedentes, desta forma, a abordagem processual, além de atuar mudando o episódio de conflito, também modifica as condições antecedentes desse conflito.
    Professora Andréia Ribas - Grancursos

  • Não concordo muito com a analise abaixo, pois é dificil o entendimento.

    Então, o erro na questão é que não é a analise processual que verifica os antecedentes, a análise processual infere no conflito.

    Já a anordagem estrtural verifica as condições antecedentes.

    A frase estaria certa se fosse composta da seguinte maneira:

    Denomina-se abordagem Estrutural a estratégia de resolução de conflito embasada na modificação das condições antecedentes desse conflito.

    Lebrando: Existem 3 abordagens Estrutural, Processual e Mista.

  • Abordagem de processo.

    Esta abordagem procura reduzir conflitos por meio da modificação do processo, isto é, de uma intervenção no episódio do conflito. Ela pode ser utilizada por uma das partes em conflito, por pessoas de fora ou ainda por uma terceira parte (como um consultor, um administrador neutro ou um diretor da organização).

    Abordagem estrutural.

    Grosso modo, o conflito surge das percepções criadas pelas condições de diferenciação, e de recursos limitados ou escassos, e da interdependência entre estes elementos. Se eles puderem ser modificados, tanto as percepções quanto o conflito resultante poderão ser devidamente controlados. Trata-se aqui de se atuar sobre uma das condições que predispõem o conflito, ou seja, anterior ao seu surgimento,

  • EU TAMBÉM NÃO ENTENDI ONDE ESTÁ O ERRO DA QUESTÃO .
  • Ao meu ver, para esta questão ser considerada correta, precisava estar assim escrita:"Denomina-se abordagem processual a estratégia de resolução de conflito embasada na modificação das condições antecedentes desse conflito, tendo como ponto de partida o episódio de conflito." A questão fala apenas da situação pregressa ao conflito e não se refere ao seu fato gerador.  Assim, a afirmação em que nosso colega cita o Chiavenatto faria sentido.
  • a estratégia de resolução de conflito embasada na modificação das condições antecedentes desse conflito, denomina-se abordagem ESTRUTURAL e não processual. por este motivo a questão está incorreta.
  • Segundo a professora Cristiana Duran, condições antecedentes dos conflitos: são condições internas da organização que tendem a gerar conflitos. Incluem: Ambiguidade de papel/estrutura; Comunicação; Objetivos concorrentes; Recursos compartilhados; Interdependência de atividades e Variáveis pessoais. Ou seja, dentre as condições internas, temos tanto aspectos ESTRUTURAIS como aspectos PROCESSUAIS.
  • As pessoas nunca têm objetivos e interesse idênticos. As diferenças de objetivos e de interesse individuais sempre produzem alguma espécie de conflito. Ou sej,a a palavra conflito está ligada a discódia, divergência, dissonância, controvérsia ou antagonismo.
    Nesse sentido, Idalberto Chiavenato esclaresse três abordagens quanto à administração de conflitos:

    ABORDAGEM ESTRUTURAL: baseia-se no fato de que o conflito surge das percepções criadas pelas condições de diferenciação, de recursos limitados e escassos e de interdependência. Se esses elementos puderem ser modificados, as percepções e o conflito resultante poderão ser controlados. Esse tipo de abordagem procura minimizar as diferenças entre os grupos identificando objetivos em comum, possibilitando que um grupo ganhe recursos sem fazer com que o outro perca. OU SEJA, ESSE SISTEMA MODIFICA AS CONDIÇÕES ANTECEDENTES DESSE CONFLITO.

    ABORDAGEM DE PROCESSO: é aquela que procura reduzir os conflitos por meio da modificação do processo, utilizando um consultor, um gerente neutro ou algum superior da organização. Essa abordagem é realizada de três diferentes maneiras:
       1ª) desativação do conflito: ocorre quando uma parte reage cooperativamente ao comportamento de conflito da outra, encorajando comportamento menos conflitante ou desarmando o conflito.
       2ª) reunião de confrotação entre as partes: ocorre quando há a reunião de confrontação que procura reunir face a face as partes conflitantes, exteriorizar as emoções, discutir e identificar as areas de conflito e localizar soluções do tipo ganha/ganha.
       3ª) colaboração: é usada após ultrapassar as duas situações anteriores e permite que as partes trabalhem juntas para solucionar problemas, identificar soluções do tipo ganha/ganha.

    ABORDAGEM MISTA: é aquela que administra o conflito tanto com aspectos estruturais como processuais. A primeira maneira mista é influenciar o processo de conflito por meios estruturais, como a adoção de regras para soluções de conflitos e a segunda é criar "terceiras partes" dentro da empresa de modo que estejam disponíveis a qualquer momento para ajudar na solução dos conflitos.
  • Resuminho para entendermos:

    Visão de um mecânico, o carro sendo o exemplo


    O carro derrapou e bateu.

    Para evitarmos o acontecimento, poderiamos munir o carro de um pneu melhor, assim o carro não bateria.  Caso tivessemos agido dessa forma antes, antecedente, ante dele bater, modificariamos a estrutura do carro e ele não bateria.

    Caramba, mas o carro já bateu, então vamos rever o processo para que ele não bata mais, fazer uma reuniãozinha de confrontação com o piloto, pedir para que ele coopere e desativar isso (vejam que é uma posição posterior ao acontecimento, foco no processo)

    att.

    Adm. Julio
  • Resumindo, de acordo com a Professora Andrea Ribas:

    Abordagem Estrutural: Há mudança do ANTECEDENTES DO CONFLITO;

    Abordagem Processual: Há mudança da SITUAÇÃO CONFLITIVA.
  • Denomina-se abordagem processual a estratégia de resolução de conflito embasada na modificação das condições antecedentes desse conflito.

    A questão está errada, pois refere-se à abordagem estrutural. Nela o gerente atua numa condição que predispõe a situação conflituosa. Já na abordagem processual o gerente vai atuar no foco da situação conflituosa. A abordagem de processo pode ser realizada através da desativação ou desecalonização, confrontação e colaboração. Além destas, temos também a abordagem mista que inclui intervenções estruturais e no episódio conflitivo.

    Bons estudos!!!
  • O tipo de abordagem falado na questão se refere à estrutural.
  • Dani Moura, excelente. Obrigada !

  • ABORDAGEM ESTRUTURAL: O CONFLITO SURGE DAS PERCEPÇÕES CRIADAS PELAS CONDIÇÕES DE DIFERENCIAÇÃO, DE RECURSOS LIMITADOS E ESCASSOS E DE INTERDEPENDÊNCIA, OU SEJA, ESSA ABORDAGEM É EMBASADA NA MODIFICAÇÃO DAS CONDIÇÕES ANTECEDENTES DO CONFLITO. TRATA-SE DE ATUAR SOBRE UMA DAS TRÊS CONDIÇÕES QUE PREDISPÕEM AO CONFLITO A SABER:
         • REDUZIR A DIFERENCIAÇÃO DOS GRUPOS.
         • INTERFERIR NOS RECURSOS COMPARTILHADOS.
         • REDUZIR A INTERDEPENDÊNCIA.

     

    ABORDAGEM DE PROCESSO: É A ABORDAGEM QUE PROCURA REDUZIR CONFLITOS ATRAVÉS DA MODIFICAÇÃO DA SITUAÇÃO CONFLITIVA, ISSO É, DE UMA INTERVENÇÃO NO EPISÓDIO DO CONFLITO, NO PROCESSO. PODE SER REALIZADA DE TRÊS MANEIRAS DIFERENTES:
         • DESATIVAÇÃO DO CONFLITO.
         • REUNIÃO DE CONFRONTAÇÃO ENTRE AS PARTES - CATARSE (DESABAFO).
         • COLABORAÇÃO.

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • "Pô, o cara ganhou um computador novo e eu não ganhei! Fuuuu"

     

    Mudou algo na estrutura que gerou o conflito. ESTRUTURAL

     

    Gab.: ERRADO

     

     

  • A abordagem processual procura reduzir os conflitos por meio da modificação do processo conflituoso (reunião de confrontação, desativação do conflito, colaboração), enquanto a abordagem estrutural modifica questões de estrutura (da tarefa, dos processos, da organização), para resolver o conflito. Entretanto, dentre as condições antecedentes, temos diversos aspectos, não só estruturais como também processuais. Sendo assim, a abordagem (estratégia) que se embasará na modificação das condições antecedentes será a mista.